FIFA elege Messi o melhor do mundo
No primeiro ano da unificação dos prêmios de melhor do mundo entregues pela FIFA e France Football, Lionel Messi foi eleito pelo segundo ano consecutivo como o craque do ano. O prêmio não deixou de surpreender a muitos, já que todos os premiados em anos de copa do mundo haviam pertencido à seleção campeã do mundo.
Essa é mais uma barreira superada pelo craque argentino. Basta lembrar que em 2006 o zagueiro Cannavaro foi eleito o melhor do mundo pela FIFA, apenas por seu desempenho na conquista do título mundial pela seleção italiana, a despeito de não ter feito uma temporada exuberante. A conquista de Messi, além de premiar o gênio do jogador, pode apontar uma nova fase na premiação máxima do futebol mundial.
O mesmo valeu para a premiação de melhor treinador, na qual José Morinho venceu o campeão mundial Vicente del Bosque, graças à tríplice coroa conquistada pela Internazionale. Entre as mulheres, Marta se sagrou pentacampeã, garantindo a participação brasileira na festa. Dois brasileiros também fizeram parte da seleção do ano de 2010, que teve: Cassillas, Maicon, Lucio, Piqué e Puyol; Xavi, Iniesta, Sneijder e Cristiano Ronaldo; Messi e Villa.
No entanto, o próprio Messi relativizou a importância da conquista, afirmando que preferia ter sido campeão mundial: “Vivemos um ano espetacular com o Barcelona. Mesmo não tendo a sorte de conquistar o mundial, é um momento feliz, histórico para o barcelonismo. Mas preferia ter vencido o Mundial”