O Torneio Clausura chegou ao seu fim na tarde de ontem, quando o Arsenal de Sarandí conquistou o seu primeiro título argentino. Resta, neste momento, apenas os jogos da promoción, a repescagem que define os últimos dois participantes na Primeira Divisão para a temporada 2012/13. Em meio a isso, os clubes já garantidos na elite, já começam a projetar o futuro. E quatro deles estão de olho na parte debaixo da tabela.
Isso porque a partir da próxima temporada não haverá mais a promoción. Diferentemente do que ocorreram nos anos anteriores, três times cairão de forma direta para a segunda divisão. Assim, todo o cuidado é pouco para as equipes que retornaram à elite e aos que permaneceram.
As médias que mais caíram foram a do Newell’s e Independiente, que não têm mais a pontuação obtida na temporada 2009/10. O time de Rosário só não começará na zona de rebaixamento caso um time da B Nacional vença a promoción. Neste caso, o time que subir, ficaria na última colocação, sem média alguma. Hoje, ambos os times estariam com 1.184.
O mesmo vale para River Plate e Quilmes, que obtiveram o acesso direto no último sábado. Como a equipe disputou a segunda divisão, voltará para a elite sem a pontuação da temporada 2010/11. Desta maneira, o time começará sem pontos na zona de promédios, iniciando o torneio na zona de rebaixamento.
Outras duas equipes grandes da Argentina também começam a olhar para a parte debaixo da classificação. O Racing, que nesta temporada só se salvou graças ao bom Torneio Apertura, está a frente de San Martin e San Lorenzo. Como essas duas equipes ainda disputarão a promoción, podendo cair para a B Nacional, o time pode ficar a frente apenas do arquirrival Independiente e Newell’s. A vantagem no Racing, no entanto, é que tem nove pontos de diferença sobre ambas as equipes.
Como já dito, o San Lorenzo continuará com o drama do descenso na temporada que vem mesmo se evitar a queda diante do Instituto, em partida válida pela promoción (jogos na quinta e domingo). Atualmente, o time está um ponto a frente de Rojo e Newell’s, com média de 1.184.
O único grande que não irá se preocupar com a degola – salvo se fizer uma temporada medíocre, como fez o Banfield em 2011/12 – é o Boca. O time obteve a melhor pontuação desta temporada, estando em segundo lugar na classificação dos promédios, atrás apenas do Vélez. O Estudiantes, que não fez uma boa temporada neste ano, mantém-se entre os lideres ainda pela campanha de 2010/11.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
Pelo amor de Deus,chega de Promédio,chega de salvar as equipes grandes e incompetentes,enquanto o Futebol Argentino não se livrar do Grandona,dos Promédios e dos Barra Bravas não ganhará nada...
Volto a repetir: o "Prom" legal é a promoción. Poderia inclusive ser adotada no Brasil, para estimular lanternas, que poderiam estar matematicamente rebaixados com rodadas de antecedência, a procurar jogar pra valer até o fim, em busca dessa sobrevida e aumentando assim a competitividade dos jogos.
Só acho que, em contrapartida, a vantagem do empate deveria ser do terceiro e quarto colocados da segunda divisão (campeão e vice, logicamente, haveriam de subir diretamente, assim como os dois últimos deveriam cair mesmo).
Já promedio é um saco... uma virada de mesa aparentemente eterna. Mas é justamente com a Promoción que vão acabar. Vai entender...
No caso do Millo e do Quilmes contam os pontos da temporada 2010/2011 em que eles estavam na primeira é não?
Só ficariam com os pontos zerados da temp. 2011/2012 eu acho..
Não, Raoni começam zerados como se nunca tivessem jogado a primeira divisão.
eu acho mt complicado, mas isso deixa tudo tao emocionante...sem duvidas, o campeonato argentino é o mais emocionante do mundo, nao deviam tirar a promocion, so acabar com a vantagem dos times da primeira de dois resultados iguais...mt fera
Perdoem minha insistência, mais eu acho que conta sim é só entrarem no site do Olé e ver o promédio do Quilmes na Nacional B, tá contando os das temporadas 2009/2010 e 2011/2012, então creio que na primeira deva ser o mesmo sistema, se eu estiver errado mais uma vez desculpas pela minha temosia, hehe.