Estudiantes treina novo sistema
Em seus dois primeiros treinamentos, Eduardo Berizzo se mostrou pouco disposto a alterar muitos nomes da equipe titular de Alejandro Sabella. No entanto, o que se tem visto nos treinamentos é uma tentativa de modificar a postura da equipe.
Hoje pela manhã o time titular de Berizzo foi Orión, Fede Fernandez, De Sabato e Ré; Mercado, Sanchez e Nelson Benitez; Leandro Benitez e Verón; Enzo Perez e Gastón Fernandez. A formação é essencialmente a que conquistou o Apertura, mas na distribuição dos jogadores pelo campo e na postura adotada pela equipe, pode-se notar importantes diferenças.
Verón atuou um pouco adiantado em relação ao que vinha fazendo. Desde sua volta ao Estudiantes, La Brujita vinha se posicionando como um volante que saía para o jogo, mas com Berizzo tem voltado a se apresentar mais à frente, em um doble enganche com Chino Benitez. Enzo Perez, que normalmente desempenhava essa função, tem atuado como atacante, ao lado de La Gata Fernandez.
Assim, quase que com os mesmos jogadores, o 3-4-2-1 de Sabella se transforma em um 3-3-2-2. E nos treinamentos Berizzo tem insistido para que os jogadores do meio campo pressionem a equipe adversária, para roubar a bola o mais próximo possível da meta inimiga. Esse estilo, que tenta matar o adversário por asfixia, é a marca registrada de Marcelo Bielsa, de quem El Toto foi auxiliar nos últimos anos. Resta a curiosidade geral em saber se essa mudança de sistema será assimilada rapidamente pelo elenco. Relatos de La Plata informam que no treinamento de hoje a equipe não teve bom desempenho