Estudiantes – Gimnasia: Pincha nunca venceu um clássico platense em Quilmes
Os momentos dos rivais de La Plata são totalmente distintos. Enquanto o Estudiantes está há algum tempo sempre brigando por títulos, o Gimnasia vive momentos de angustia na zona de rebaixamento. Mas, a cidade de Quilmes, onde será realizada a partida desta quarta-feira, válida pela da 4ª rodada do Apertura, reflete algo favorável ao Lobo.
É bem verdade que essa será a primeira vez que o clássico platente será realizado neste dito estádio, inaugurado em 1995. Mas, ambas as equipes já duelaram na cidade em outras duas oportunidades, no antigo estádio da equipe cervecera. E o Gimansia está invicto quando o clássico foi disputado ali. A primeira vez foi em 1969, quando o estádio do Estudiantes teve de ser interditado após a queda de duas partes da arquibancada. Na ocasião, o Gimnasia venceu por 2×0.
A segunda vez que Quilmes recebeu o clássico de La Plata foi por apenas alguns minutos. Em 1972, a partida que estava sendo disputada no estádio do Gimnasia teve de ser adiada devido as fortes chuvas que caiam na cidade. Como o sistema de drenagem da época era precário, e a partida era equivalente as últimas rodadas do certame, a continuidade do duelo teve de ser transferido para Quilmes, onde a partida terminou em 2×2.
O Estudiantes não manda mais seus jogos em casa desde que foi fechado para uma eterna remodelação, em 2006. Até o meio do ano passado, o clube jogava suas partidas como mandante no Estádio Único, que por sua vez teve de ser fechado para as reformas para a Copa América. Desde então, o Pincha tem o estádio Centenário, de Quilmes, como a sua casa.