Estudiantes: Eduardo Berizzo deve assumir na segunda-feira
Segundo informações de La Plata, Eduardo Berizzo já está acertado com a diretoria do Estudiantes para assumir o comando técnico do clube. As mesmas fontes noticiam que o acordo só não foi oficializado porque El Toto, que estava de férias do México, ainda não conseguiu chegar à Argentina, o que ocorrerá hoje.
Segundo as informações, Eduardo Berizzo chegará a Buenos Aires neste domingo, onde se reunirá com a direção do Estudiantes para assinar o contrato, cujas bases já foram acertadas. E deverá ser apresentado ao plantel já na segunda-feira. Afinal, não há tempo a perder: o clube estréia no Clausura já na próxima sexta-feira, contra o mesmo Newell’s que revelou Berizzo como jogador.
Berizzo foi um defensor revelado pelo Newell’s Old Boys, onde trabalhou com Marcelo Bielsa e foi campeão argentino de 1991 e do Clausura 1992. Depois atuou no River Plate (onde conquistou quatro títulos nacionais) e em clubes do México, França e Espanha. Após se aposentar em 2006 se transformou no braço direito de Bielsa, acompanhando El Loco em toda a sua passagem pela seleção chilena.
Por certo a muitos parecerá estranho que o atual campeão contrate um treinador sem nenhuma experiência na função, ao invés de apostar em algum nome mais experiente. Mas o Estudiantes possui uma tradição recente de apostar com sucesso em nomes de pouca ou nenhuma experiência. Em 2006 encerrou um jejum de 23 anos sem títulos ao vencer o Apertura daquele ano, tendo no comando Diego Simeone, em sua segunda experiência como treinador. O próprio Sabella teve sua primeira experiência no cargo no Estudiantes, depois de muitos anos como auxiliar de Daniel Passarella. E de cara venceu a Libertadores 2009, encerrando sua passagem no clube com a conquista do Apertura 2010.