Estudiantes é derrotado em casa e vai ter que buscar a classificação no Equador
Foi por água abaixo a aposta do Estudiantes na classificação antecipada. Em La Plata, perdeu por 1 x 0 para o Atlético Nacional-COL, e mesmo com a volta do artilheiro Guido Carrillo, em momento algum fez por merecer a vaga nas oitavas de final da Libertadores. Agora, a ameaça é de eliminação precoce.
Libertad-PAR e Barcelona-EQU empataram em Assunção, resultado que deixa os Pinchas fora da Copa por enquanto.
Atlético Nacional – 8 pts
Libertad – 8 pts
Estudiantes – 7 pts
Barcelona – 4 pts
Já que paraguaios e colombianos se enfrentam, a vitória por si só ainda basta para o time argentino. Terá que ir buscá-la em Guayaquil, mas contra um adversário já eliminado. Em caso de empate, Maurício Pellegrino e seus comandados precisam torcer contra um empate no jogo em Medellín.
Nos primeiros 20 minutos, o Estudiantes teve um leve domínio da partida, mas só criou chances em alguns cruzamentos. Aos poucos o Nacional recuperou a bola e equilibrou tudo. O gol, porém, só saiu de um lance fortuito, já que um dos três chutes de Mejia no jogo acabou desviado por Schunke e matou Hilário Navarro: 0 x 1, aos 36′ do primeiro tempo.
Pellegrino tentou levar os Pinchas ao ataque com suas alterações, e Carrillo se esforçava mesmo sem estar bem fisicamente. O técnico dos visitantes, Juan Osório, por sua vez, fez o oposto, de modo que seus comandados prendiam a bola quando podiam e anulavam a armação de jogadas dos anfitriões. A reação do Estudiantes falhou.