Arquivo

Estudiantes: Desábato volta, mas Braña dá susto

Após 2 partidas afastado por uma fratura na vértebra, o zagueiro Leandro Desábato voltou a treinar normalmente com o elenco do Estudiantes. Sofreu com as dores, mas é esperado para a partida do final de semana, contra o Independiente. Mas a boa notícia acabou ofuscada por outra: Rodrigo Braña sentiu uma lesão e passou a ser dúvida, ainda que a expectativa é que Chapu também esteja em campo.

Em meio a tantas dúvidas, o treinador Alejandro Sabella escalou o time de várias maneiras no coletivo de ontem. Mas no momento em que teve todos os jogadores à disposição, escalou o time no 3-4-2-1 que tem sido adotado no Apertura: Orion; Fede Fernandez, Desábato e Ré; Mercado, Braña, Verón e Rojo; Perez e Pereyra; Gastón Fernandez.

No decorrer do treino, Desábato foi poupado e Braña saiu lesionado. Sabella tentou outra distribuição bem diversa. Na parte final da atividade o Estudiantes se postou como um 4-4-2 utilizando a seguinte formação: Orión, Mercado, Fede Fernandez, Ré e Rojo; Perez, Sanchez, Verón e Hoyos; Lopez e Gastón Fernandez.

Como se vê, Sabella não exagera quando diz que é preciso reinventar o Estudiantes a cada rodada. Sempre há jogadores lesionados, outros retornando ainda sem estar 100% e outros que são dúvidas. Dada a exiguidade do material humano disponível, a saída de um jogador pode tornar inviável a manutenção do mesmo esquema de jogo. Nesse caso, mudariam-se não apenas peças, mas o próprio sistema.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.