Estudiantes: crise e especulações
Em mau momento no Clausura, enfrentando dificuldades para avançar na Libertadores, sem ter a certeza de poder continuar contando com Verón e com treinador questionado, o Estudiantes se vê em situação desconfortável. Em momentos como esse, o surgimento de especulações sobre mudanças no elenco e no comando acaba sendo inevitável. Não por acaso, fervilham informações sobre possíveis novidades em La Plata.
As mais fortes especulações envolvem três ex-jogadores do clube: Ernesto Farías, Marcos Angeleri e Christian Cellay. A situação mais concreta seria a do atacante do Cruzeiro, que perde espaço na equipe celeste e com a intermediação de Verón poderia voltar à equipe que o revelou. Angeleri tem sido pouquíssimo aproveitado no Sunderland, e é quase certo que não ficará no clube do nordeste inglês, tendo destino totalmente incerto no momento. Sofrendo com as lesões e visto com desconfiança no Boca, Cellay poderia voltar a compor a defesa Pincha.
Outra incógnita é a situação do treinador Eduardo Berizzo. Os resultados claramente têm sido muito abaixo do esperado, e a torcida Pincha tem enfrentado resultados adversos a que não estava acosutmada nos últimos anos, como as goleadas sofridas para Cruzeiro e Vélez Sarsfield. Nas últimas semanas começaram a surgir manifestações de torcedores pedindo a troca no comando do clube, e ainda que aparentemente a diretoria não emita sinais de descontentamento, nomes começam a circular, como Marcelo Bielsa. Especula-se que uma precoce eliminação na Libertadores poderia ser a quebra na confiança dos cartolas com Eduardo Berizzo.
E há em aberto a questão de Juan Sebastian Verón. O jogador que encarna a alma da equipe tem enfrentado seguidos problemas físicos, principalmente no tornozelo, e em 2011 seu rendimento tem sido afetado por conta dessas limitações. La Brujita tem se esquivado das perguntas sobre a continuidade de sua carreira, afirmando apenas que decidirá em junho se pára ou continua por mais seis meses ou um ano. Como se vê, incertezas não faltam em La Plata