Estudiantes consegue virada no fim e assume liderança provisória
A intenção do Godoy Cruz era sair de Mendonza com uma vitória para assumir a liderança do campeonato. Mas, o resultado não foi como o planejado. Apesar de ter saído em vantagem, o Tomba acabou cedendo a virada para o Estudiantes no minutos finais, apesar de ter começado mal a partida.
Desde os primeiros minutos de jogo, o Godoy Cruz mostrou que estava a fim de conquistar os três pontos e de quebra assumir a liderança do campeonato. Todavia, já era sabido que, quebrar a invencibilidade de defesa pincharrata não seria fácil.
Mas, curiosamente foi. Logo em seu primeiro lance de perigo, aos oito minutos de jogo, após uma cobrança de escanteio, Dutari cabeceou forte a bola parou nos pés de Villar, que em posição duvidosa, abriu o marcador em Mendonza. Com o gol, o Godoy Cruz manteve uma pressão sobre o arco de Albil, como no cabeceio de Olmedo.
Quanto parecia que o Tomba dominaria a partida até o fim, o Estudiantes chegou ao gol de empate. E de novo com bola parada. Juan Sebastián Verón cobrou falta como nenhum outro, que até mesmo o defensor do Godoy Cruz se sentiu no direito de mandar para a própria meta. Claro, sem intenções algumas de marcar, mas assim o fez.
A partir daí, Verón mostrou o seu diferencial. Assim como fez durante a Copa Libertadores do ano passado, o jogador conseguiu dominar o meio campo do Estudiantes durante praticamente todo o primeiro tempo, bem diferente do que fez durante o Mundial da África do Sul e nas competições do primeiro semestre, onde os passes errados dominaram o futebol do jogador.
Já ao fim da primeira etapa, após um passe magistral de La Brujita, Enzo Perez arrancou pela esquerda e foi derrubado na área. Porém, a arbitragem mandou o lance seguir erroneamente.
Durante a segunda etapa, o Estudiantes começou a querer um ritmo de jogo mais contundente, mas as finalizações de seus atacantes não ajudavam a tirar o empate do marcador. Por outro lado, o Godoy Cruz se defendia como podia e arriscava nos contra-golpes.
Somente após algumas substituições o jogo melhorou. E quem chegou melhor foi o time de Mendonza. Ormedo, de fora da área, mandou no travessão de Albil. O lance deixou o ritmo da partida mais produtivo. O Estudiantes voltou à partida, contudo com uma péssima finalização de seus atacantes, enquanto o time de Mendonza continuava nos contra-ataques e com bolas paradas.
Ao fim da partida, o Carlos Sánchez entrou na área e foi derrubado por Pereyra. Todavia, a arbitragem viu simulação do meio campista e aplicou-lhe o segundo amarelo, deixando o Godoy Cruz com um jogador a menos nos minutos finais do embate. Mesmo assim, aos 44 minutos do segundo tempo, após uma cobrança de escanteio, o time de Mendonza quase chegou ao gol da vitória num cabeceio de Francisco Dutari.
Mas, no fim da partidas, aos 48 minutos do segundo tempo, o Estudiantes deu o golpe de misericórdia. Pereyra avançou rápido pela esquerda e fez um excelente cruzamento para Leandro Gonzalez mandar para as redes.