Estudiantes: a espera da decisão de Grondona
Desde o final do Clausura 2008 que os Pincharratas nunca tiveram o luxo de poder se concentrar unicamente no torneio nacional. É bem verdade que a preocupação com os torneios continentais e o Mundial não foram grandes empecilhos para o desempenho dos platenses. No último campeonato, perderam a taça apenas por um vacilo na penúltima rodada contra o Central. Ainda assim, como a Sulamericana ainda não começou, este foco no Apertura poderia significar o surgimento de um novo favorito absoluto à volta olímpica. Mas a incerteza recente diminui esta regalia do Estudiantes.
Júlio Grondona adiou para outubro a decisão sobre quem assume a vaga deixada por Maradona na seleção Albiceleste. Alejandro Sabella está entre os candidatos pelo belo trabalho feito em La Plata no seu primeiro “trabalho solo”. Renovou seu contrato até julho de 2011, mas um convite dessa magnitude pode fazê-lo mudar de ideia. Uma boa para a AFA. Já para os Pinchas poderá ser desastroso…
Se hoje o Estudiantes tem a equipe mais temida da Argentina, mesmo que tenha saído antes do esperado na Libertadores 2010, boa parte disso se deve a Sabella. Ele achou o estilo de jogo perfeitamente equilibrado que consegue tirar o melhor do ótimo elenco que possui. Um time que se defende com maestria e ataca na hora certa com precisão graças a liderança da Brujita Veron no meio-campo. Perder o mentor desta estratégia pode significar o fim desta superioridade.
Contudo, há de se considerar a possibilidade de que o substituto dele não deixe a qualidade cair tanto. Ou mesmo de que Grondona opte por Bianchi, ou Maradona, ou até mesmo Batista para comandar a Selección. Aceitando este cenário, os Pinchas ainda possuem bala na agulha para impor respeito no Apertura 2010. E, sim, como favoritos ao título.
Verdade que perderam jogadores importantes para rivais locais e clubes de fora. Angeleri, Clemente Rodriguez, Cellay, Sosa e principalmente Boselli configuram baixas consideráveis, até para o melhor elenco da Argentina. A base do time, porém, permanece com alta qualidade. E sobre os titulares que se foram, é possível que Roncaglia, Mercado e Hernan Lopez consigam substitui-los em um bom nível.
Ainda assim, do Estudiantes não se sabe o que esperar com absoluta segurança. Difícil imaginar uma queda de rendimento muito grande de um clube tão poderoso. Sobre tudo um que conta com Juan Sebastian Verón no plantel. Mas se vão conseguir repetir a força de tempos recentes para assegurar o favoritismo no Apertura, isso depende do que se passa na mente de Dom Júlio Grondona.