Especiais

Estudiantes – Boca Juniors: Três anos sem vencer o imbatível Pincha

No “Clássico” desta oitava rodada, o Boca Juniors tem uma vantagem histórica diante do Estudiantes de La Plata, no entanto, os últimos anos não parecem muito favoráveis. A última vitória xeneize foi no Clausura 2007, um 3 a 1 em 10 de março daquele ano. Dessa forma, El Pincha não perde para o Boca desde o Apertura 2007.

Vamos para os números. Somando todos os jogos disputados, que são 218, o Boca Juniors possui uma ampla vantagem: 120 vitórias (384 gols) contra 46 vitórias do Estudiantes de La Plata (237 gols) e 52 empates. A primeira partida entre eles foi uma vitória do Boca por 3 a 0 no amistoso do dia 9 de abril de 1911.

No entanto, isso não evitou a atual invencibilidade do Estudiantes.

No Apertura 2007, aconteceu um empate em 1 a 1 no dia 21 de outubro. Piatti fez o gol do Estudiantes logo no primeiro minuto de jogo, mas Palermo, aos 26 minutos do segundo tempo, empatou.

Já no Clausura 2008, o Estudiantes venceu por 1 a 0 no dia 11 de maio. O gol foi Maggiolo aos 30 minutos do segundo tempo.

Já no Apertura 2008, o Estudiantes venceu o Boca, na Bombonera, por 2 a 1 no dia 05 de outubro. Foi de virada. Viatri abriu o placar para os xeneizes aos 33 minutos do primeiro tempo. No entanto, Galván (17 minutos do 2º tempo) e Benítez (21 minutos do 2º tempo) liquidaram a partida para el Pincha.

No Clausura 2009, foi mais um 1 a 0 para o Estudiantes no dia 12 de abril. Gol de G, Fernández, aos 43 minutos do primeiro tempo.

No Apertura 2009, outro 2 a 1 para a equipe de La Plata, agora no dia 26 de setembro. Calderón abriu o placar para o Pincha aos 11 minutos do primeiro tempo. Palermo empatou logo no segundo minuto do segundo tempo para que, três minutos mais tarde, Pérez marcasse o gol da vitória.

Em 16 de janeiro de 2010, Boca Juniors e Estudiantes realizaram um amistoso em Mar del Plata. Um desastre para o xeneizes. 4 a 1 para o Estudiantes. Para o Pincha, marcou Nuñez, Hoyos, Sosa e Morales. Viatri descontou para o Boca Juniors quando estava 3 a 0.

Por último, no Clausura 2010, em partida realizada em 26 de fevereiro, aconteceu o empate em 1 a 1. Aos 24 minutos, Palermo abriu de pênalti, mas no último minuto de jogo, González empatou a partida para o Estudiantes.

Dessa forma, fica a pergunta: Quem é o favorito para sábado, dia 25? Aquele favorecido pelos registros históricos ou aquele favorecido pelo passado recente?

Rafael Duarte Oliveira Venancio

Em 2010, na primeira versão desse texto, Rafael Duarte Oliveira Venancio escrevia para o Futebol Portenho, era professor do Senac e doutorando na USP. Em 2014, era professor doutor da Universidade Federal de Uberlândia e mantinha o blog Lupa Esportiva no Correio de Uberlândia. Agora, em 2020, é pós-doutor pela ECA-USP, além de escritor e dramaturgo com peças encenadas em 3 países e em 3 línguas. Nestes 10 anos, sempre tem alguém comentando este texto com ele, seja rindo, seja injuriado...

3 thoughts on “Estudiantes – Boca Juniors: Três anos sem vencer o imbatível Pincha

  • Joarly

    Vamuuu Boca Rey de copas ..vamu bocaaaa ”’ dale boca amanha Sabado 1 a 0 ..

  • Fraca reportagem!! Rafael seja lá de onde vc tirou essa reportagem, falta muito informação nela….vejo seu site com frequencia!!

    Comento pouco mas sempre leio as matérias!

  • Rafael Duarte Oliveira Venancio

    Obrigado pelos comentários, Joarly e Bertarelli.

    Bertarelli, se quiser comentar comigo as minhas notícias, por favor, fique à vontade. Meu Twitter é @rdovenancio. É sempre legal conversar com os nossos leitores e faço o convite a todos que navegam no Futebol Portenho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.