A realidade do futebol sul-americano é a mesma. Enquanto no Brasil, as maquetes tomam conta da Copa do Mundo, na Argentina a situação não é diferente. A poucos meses da Copa América, que terá o seu sorteio hoje, às 17h30, muitos dos estádios estão com o seu cronograma atrasado. Isso sem contar os problemas quanto a acessibilidade de imprensa, hotelaria e aeroportos.
São oito sedes, todas espalhadas pela Argentina. A única região que não receberá partidas, e a Patagônia. Do restante, a Região do Cuyo (Mendoza e San Juan), Região Norte (Jujuy e Salta), Região Central (Córdoba e Santa Fé) e a Grande Buenos Aires (La Plata e Buenos Aires) receberão ao menos uma partida. Buenos Aires, pólo de inúmeros estádios, só terá uma partida: a final, no Monumental de Núñez.
Destes estádios, grande parte está ainda em remodelação e estão com suas inaugurações atrasadas. O Estádio Ciudad de La Plata teve a sua inauguração marcada para o próximo dia 19 de dezembro, mas a partida entre Brasil e Argentina foi cancelada pela organização, pois as obras podem sofrer com um novo adiamento. Tal estádio receberá ao menos uma partida de Argentina, Brasil ou Uruguai na fase de grupos.
Os demais estádios passam por um mesmo processo de reformulação. E precisam. Para se ter uma idéia, durante as Eliminatórias da Copa, os estádios onde a Seleção Argentina jogou não tinha acesso a internet nos lugares demarcados para a imprensa. O único ponto era em uma sala destinado a imprensa dentro no hall de imprensa. Isso sem contar o posicionamento das cabines, que não protegem os repórteres das condições climáticas.
As únicas melhoras foram nas rodovias, o que é um ganho para todo o País, até aqueles que não são adeptos do futebol As duplicações de algumas pistas (Buenos Aires – Córdoba) deixaram o transito mais seguro. O pesar é imenso número de pedágios nas vias – tem um preço mais em conta do que dos pedágios brasileiros. As passagens de ônibus são baratas e alguns trechos podem ser realizados em pouco mais de 5 horas. Contudo, chega a ser impossível viajar somente de ônibus para as sedes do torneio.
A verdade é que há muito que melhorar até a abertura. Mas, é bem possível não existam essas melhoras e que várias partidas se joguem em estádios incompletos e sem segurança aos jogadores, torcedores e imprensa. O retrato do futebol sul-americano.
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
Originalmente publicado em 12 de julho de 2021, focado na inédita artilharia de Messi em…
A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos mais aguardados e assistidos…
This website uses cookies.
View Comments
Es curiosa tu opinión,ya que el diario Olé del día de hoy (13/11/10) destaca exactamente lo contrario de lo que afirmás en tu artículo; y no es precisamente Olé un diario bondadoso con las obras Gobierno,sino más bien todo lo contrario,ya que pertenece al multimedio Clarin,enemigo absoluto de todo lo que resalte la gestión del actual Gobierno.
Te paso el link de la nota para que lo constates.
http://www.ole.com.ar/seleccion/va-armando-Copa_0_371362919.html
Saludos...
Mas, logo no início do texto diz que "tudo indica", o que não dá uma previsão real.
As obras estão atrasadas, o que é um fato. Por isso o artigo.
Abraços e continue nos seguindo.
Thiago:
La frase completa dice lo siguiente: "Las obras en las ocho sedes del torneo siguen avanzando y todo indica que se finalizaran a tiempo".Evidentemente,la frase completa se aleja bastante de la interpretación que hiciste.De la misma forma tu artículo,como te mencioné en mi primer comentario,difiere substancialmente de la nota publicada en el diario Olé.
Pero de cualquier manera,los lectores,cuando ingresen a tu artículo,además de leerlo tienen (si así lo desean) la posibilidad de ingresar a la nota de Olé para sacar sus propias conclusiones.
Buscando en Internet encontré el site del Estadio Ciudad de la Plata (sede principal de la Copa America)allí se puede observar todo lo relacionado con los avances de las obras.
http://www.estadiolp.gba.gob.ar/
O fato é que a organização do torneio sabe que o País seria sede há tempos, mas só entregará muitos estádios no ano do torneio, o que é um absurdo. São coisas que só acontecem na América do Sul. Se as obras estão evoluindo, é mais do que obrigação, pois o torneio começa em alguns meses. Todos os estádios serão entregues, mas alguns deles inacabados quanto ao projeto inicial. O único que está no protocolo (ainda assim depois de vários adiamentos) e o de La Plata.
Isso sem contar os problemas problemas para quem irá trabalha nos locais. Não é só as obras atrasadas e sim os vários problemas que devem ser resolvidos para quem for trabalhar.
Thiago:
Tu impresión del tema es absolutamente personal,y logicamente estás en tu derecho;pero ha decir verdad,no encontré hasta ahora,un solo artículo en los suplementos deportivos de los 3 diarios más importantes de Argentina (La Nacion,Clarin,Página 12) que afirme lo que vos mencionaste,sino más bien lo contrario,como en la nota del diario Olé.
Salvo en algunos foros (donde los que opinan no citan ninguna fuente seria que los avale) no he encontrado nada que afirme,como en tu artículo,que las obras para la Copa America estén substancialmente retrazadas y que posiblemente no se terminen.
Dejo otro link,esta vez de una nota con fecha del día de ayer (14/11/10) sobre los avances en las obras de una de las sedes,el estadio del Club Atlético Colon,en la provincia de Santa fé.
http://www.clubcolon.com.ar/noticia.php?id=1282