Escândalo da arbitragem atinge Argentina
Justamente na semana em que a UEFA anunciou um dos maiores escândalos em relação a manipulação de resultados, na Argentina o relações publicas do comitê de arbitragem, Aníbal Hay, foi demitido após a AFA descobrir gravações telefônicas com a voz do ex-árbitro solicitando um favorecimento ao San Lorenzo na partida contra o Atlético Tucumán, pela primeira rodada do Apertura.
Naquela partida, a vitória por 3 a 1 do San Lorenzo foi muito contestada justamente pelos erros da arbitragem, que anulou um gol legal dos tucumanos, além de negar um pênalti, que para o até então técnico do Atlético Tucuman, Chulo Rivoira, foi mais que um absurdo. Curiosamente, Faraoni não arbitra desde a 14ª rodada, onde fui punido por erros em outras partidas.
A punição parece ter deixado o árbitro revoltado, abrindo assim uma denuncia contra Aníbal Hay. “Tenho confiança tanto em Hay quanto em Faraoni. Mas, tem que analizar e ver o que realmente aconteceu. Sinceramente, não foi o que se deveria ter feito. Não escutei a suposta gravação. Lamentavelmente, o pior que pode acontecer são essas denuncias”, destacou Alejandro Toia, secretário geral do conselho de arbitragem.
Especulasse que por trás de toda história possa existir um jogo de interesses entre as entidades arbitrais para ocupar os lugares de poder dentro da AFA, até porque a tarefa de Hay era de justamente ter um contato direto com os árbitros, mas somente em partidas internacionais.