Erro contra San Lorenzo pode custar caro a Diego Abal
Passam os dias, mas o erro de Diego Abal na partida entre San Lorenzo e Colón segue na pauta. O árbitro vem recebendo ameaças de morte, foi posto na geladeira pela AFA por tempo indeterminado e pode ter dado adeus ao sonho de apitar em uma Copa do Mundo.
“Desde que terminou a partida temos sofrido ameaças de morte”, disse Pablo, irmão do árbitro, que acrescentou: “estou desempregado e não posso atender o telefone, pois recebo insultos o tempo todo, até ameaças de bomba. Tive de chamar a polícia, pois há duas horas há um carro em frente de casa. Me dizem que vão queimar a casa e que vão matar a mim, a Diego e aos filhos dele”.
E após sustentar a princípio que sua marcação havia sido correta, o próprio árbitro terminou por admitir (ainda que não em público) que se equivocou ao considerar que o desvio do defensor Palomino habilitaria o impedido Higuaín. Abal não resistiu à enxurrada de opiniões de ex-árbitros apontando que sua decisão contrariava as orientações da FIFA (um dos que se pronunciou nesse sentido foi Horacio Elizondo, que apitou a abertura e a grande final da copa de 2006).
Diego Abal pode pagar um preço alto pelo erro. Já está fora da próxima rodada dos torneios locais, e a AFA ainda avaliará se a geladeira se encerrará por aí ou se perdurará por mais tempo. Para muitos, o erro sepultou suas chances de apitar o mundial de 2014, para o qual era apontado como sério candidato a representar a arbitragem argentina.