Especiais

Equipes recém-ascendidas vão se livrando da degola

Na última temporada do futebol argentino, ocorreu algo pouco comum: as duas equipes da Nacional B que disputaram a Promoción conseguiram o acenso, totalizando quatro ascendidos. Mas nesta temporada pode ocorrer algo inédito, com os quatro clubes que subiram se mantendo na primeira. É exatamente o que ocorreria se a temporada terminasse agora.

Apenas duas vezes, desde que foi adotado o sistema atual de acesso (temporada 1999/2000), quatro equipes passaram da B Nacional para a primeira divisão. Em 2003/04 Huracán de Três Arroyos e Argentinos Jrs. superaram Atletico Rafaela e Talleres na Promoción, se juntando a Instituto e Almagro, que haviam obtido o acesso direto. Em 2006/07 Huracán e Tigre superaram Godoy Cruz e Nueva Chicago, e subiram junto com Olimpo e San Martin de San Juán.

Mas as coisas não correram bem para todos os ascendidos na temporada seguinte. Em 2004/05 os quatro recém promovidos ficaram nas quatro últimas posições da tabela de promédios. Almagro e Huracán caíram pelo descenso direto e Argentinos Jrs. e Instituto se salvaram pela promoción, ao superarem Rafaela e Huracán. E em 2007/08 Olimpo e San Martin, que haviam subido pelas vagas diretas, caíram direto, enquanto Tigre e Huracán conseguiram se salvar sem disputar a promoción.

Na temporada atual a situação é outra. Com 26 pontos, o Rafaela, que foi o campeão da B Nacional, é o quarto colocado na tábua de promédios. Também ascendido de forma direta, o Unión de Santa Fé está com 25 pontos, dividindo o oitavo lugar da tabela do descenso com o Belgrano, que rebaixou o River na promoción. Com 23 pontos o San Martin, que passou pelo Gimnasia La Plata na Promo é o 16o lugar, e seria hoje o primeiro a escapar do grupo dos 4 últimos.

Vale lembrar, que uma média anual de 45 pontos normalmente salva as equipes de disputar a Promoción. E jamais uma equipe ficou entre os 4 últimos na luta contra o descenso com uma média anual de 48 pontos (o recorde é o Lanus, que em 2001/02 teve de jogar a promoción com uma média anual de 47,33 pontos). Como ainda temos duas rodadas para essas equipes somarem pontos no Apertura, é possível observar que, se as quatro equipes recém-ascendidas tiverem no Clausura um desempenho semelhante ao do Apertura, ficarão a uma distância segura do descenso. O que aumentará a chance de uma camisa forte, como a do San Lorenzo, se veja em sérias dificuldades para escapar da degola.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

7 thoughts on “Equipes recém-ascendidas vão se livrando da degola

  • Lucas Castro de Oliveira

    Interessante, mas por que isso acontece tiago? Tem alguma explicação? Se o SL (s/ libertadores) cair vai ser o segundo ano seguido de um grande, coisa curiosa.

  • Tiago de Melo Gomes

    Os grandes tem sido muito mal administrados, e pagam por isso. Racing jogou a promocion en 2009, River jogou em 2011, e San Lorenzo tem chance de jogar desta vez. O detalhe é que se isso acontecer, teremos uma promocion durissima. Se fosse hoje, o All Boys teria de encarar River ou Rosario Central e o San Lorenzo enfrentaria o Boca Unidos, que venceu o River semana passada

  • Márcio Millo

    é muito interessante!

  • Joza Novalis

    Parece que há uma nova ordem tomando conta do cenário. Uma nova ordem que convida todos a se organizarem um pouco. Nem todas as equipes pequenas são organizadas, mas algumas delas já se deram conta de que precisam fazer isso. Já as equipes grandes continuam a achar que basta somente a camisa para continuar vencendo. A continuar como está, creio que um grande pode cair por temporada. San Lorenzo pode cair agora e o Newell´s na outra. Enquanto isso, clubes como o Rafaela, Godoy Cruz e Lanús vão fazendo a diferença. Faço um desconto ao Vélez, que apesar de ter planejado muito mal esta temporada, conta com dirigentes mas sérios e um técnico que é fora de série, um exemplo de caráter dentro e fora de campo, “el Tigre” Gareca.

  • igor carter

    seria lindo ver uma promoción com river x san lorenzo !!!!

  • canalha_RS

    Tiago, voce ta errado, Racing jogou a Promoción em 2008. Em 2009 Central jogou vs. Belgrano tambem.

  • Tiago de Melo Gomes

    Correto, amigo, uma leve distração no comentario acima. A promo de 2009 foi Central x Belgrano e aquele épico Gimnasia x Rafaela. O Racing jogou em 2008 contra o Belgrano, voce está correto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 6 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.