Entre incoerências e superstições, Sabella divulgará os 23 que virão ao Brasil
Nesta segunda-feira (02), por volta das 18h, o técnico Alejandro Sabella colocará um ponto final quanto aos jogadores que virão ao Brasil, para a disputa da Copa do Mundo. A decisão, no entanto, não é das mais fáceis, principalmente pelo fato de o treinador ter escolhido levar aos treinamentos 26 jogadores para uma avaliação, diferentemente do Brasil, por exemplo, que já confirmou os seus 23, com uma lista reserva dos sete, que estão de sobreaviso. Mas há motivos para a demora da entrega da lista definitiva.
Nos treinamentos da última semana, Sabella deu alguns indícios quanto aos jogadores que estarão no Mundial. Martín Demichelis é um deles. O jogador do Manchester City fez uma boa temporada e ganhou a confiança do treinador. Sua última presença na Seleção foi no dia 11 de novembro de 2011. Mas a boa atuação, estando inclusive em algumas listas como um dos melhores zagueiros da Premier League deu ao atleta uma vaga entre os 30 e quase entre os 23. Nos últimos treinamentos, Demichelis foi testado com frequência no time titular na vaga de Garay, lesionado.
Neste ponto, é possível discutir o porquê de Tévez não ter sido convocado. Ora, ele fez uma excelente campanha com a Juventus, no campeonato italiano, mas não foi lembrado. Contudo, há uma notória diferença: o sistema ofensivo já está consolidado, mesmo com alguns jogadores não tendo o seu melhor desempenho na temporada, diferentemente da defesa. O sistema defensivo ainda causa um certo temor, mesmo com todos os jogadores convocados titulares tendo uma boa temporada em 2013/2014.
Com Demichelis dentro, um defensor poderia deixar o grupo. O mais cotado hoje é o zagueiro do Atlético Mineiro, Nicolas Otamendi. O jogador voltou ao grupo na turnê para os Estados Unidos, ao fim do ano passado. Conseguiu um clube no Brasil, justamente onde a Seleção ficará hospedada durante toda a Copa do Mundo, e virou ídolo. Sem contar que foi do defensor o primeiro gol da Era Sabella. Ora, como um supersticioso, deixaria o autor do primeiro gol fora da Copa do Mundo? Mas, quem deixaria o elenco? Campagnaro, que fez um bom papel em todos os setores do sistema defensivo. No mínimo incoerente.
Caso deseje levar Otamendi, os três cortes sobrariam para três meias. Augusto Fernandez conseguiu se recuperar a tempo para a fazer os treinamentos com restante do grupo na semana passada. Enzo Perez, que pode atuar como ‘doble cinco’ ou um falso ponta é um jogador que Sabella gosta muito, desde a época de Estudiantes LP. O mesmo vale para José Sosa, que briga com uma vaga com Ricky Alvárez. Neste último caso, a briga é menor, uma vez que a maioria aposta que Sosa, mesmo sendo pupilo de Sabella, já estaria fora, uma vez que não rendeu o suficiente nos treinamentos e com o Atlético de Madrid nesta temporada.
Sabella já deve ter quebrado a cabeça durante todo o final de semana, após ter liberado os jogadores no treino de sábado. E ainda deve estar quebrando-a. E, sem dúvidas, ficará com uma vontade de voltar no tempo em algum momento da Copa por ter que cortado três destes seis jogadores citados para superar suas adversidades. Até porque todos tem seus pontos positivos e negativos. Sem contar que é uma escolha para acabar com um jejum de 28 anos sem título mundial.
Pingback: Dez anos da Copa de 2014: confira todo o material do Futebol Portenho!