Mesmo com a fase do futebol argentino não sendo a das melhores, o país terá nada menos que quatro representantes nas oitavas de final da Copa Libertadores, principal torneio de clubes da América Latina. Contudo, nem tudo são mil maravilhas.
O emparelhamento colocou duas equipes do mesmo país logo nas oitavas, entre Vélez e Newell’s, além da reedição da final do torneio passado, entre Boca e Corinthians. Os vencedores destes confrontos se cruzarão nas quartas de final do torneio, o que impossibilita uma hipotética final entre argentinos.
Isso porque a Conmebol, desde 2007, proibiu que equipes do mesmo país disputassem a decisão, principalmente após as finais entre São Paulo e Atlético-PR e São Paulo e Internacional. Curiosamente, desde aquele ano, não houve a necessidade da inversão das semifinais, obrigando times do mesmo país de se enfrentarem.
Assim sendo, somente os argentinos se cruzariam nas semifinais somente se o Tigre conseguir passar pelo Olimpia (PAR) nas oitavas, do vencedor de Emelec (EQU) e Fluminense nas quartas. Neste caso, caso um dos argentinos já citados anteriormente passarem também às semifinais, obrigatoriamente eles se cruzariam.
Semifinal brasileira? Sí, se puede.
Desde 2009, quando o Estudiantes conquistou a Libertadores, o predomínio da Libertadores ficou nas mãos dos brasileiros. Internacional, Santos e Corinthians, respectivamente, elevaram o número de troféus para o país para 16, em 31 decisões. Os argentinos têm 22 títulos nas mesmas 31 finais.
E a possibilidade disso acontecer novamente é grande. Com os seis representantes do país entre os 16 finalistas, é bem possível que tais equipes se enfrentem nas semifinais do campeonato. O certo é que um brasileiro já irá cair nas oitavas de final, graças a reedição do confronto entre São Paulo e Atlético-MG. Quem vencer, pega o vencedor de Palmeiras e Tijuana (MEX). Destes quatro, sai um semifinalista, que pode ser num confronto contra uma equipe argentina (Boca, Vélez ou Newell’s) ou o Corinthians.
Na outra parte da tabela, Grêmio e Fluminense só se reencontrariam nas semifinais, obrigatoriamente. A sequência do tricolor carioca já foi citada, enquanto o Grêmio terá pela frente Santa Fé (COL) e, se passar, o vencedor de Real Garcilaso (PER) e Nacional (URU), este último de Loco Abreu.
Oitavas de final
São Paulo x Atlético-MG
Tijuana (MEX) x Palmeiras
Boca x Corinthians
Newell’s x Vélez
Grêmio x Santa Fé (COL)
Real Garcilaso (PER) x Nacional (URU)
Tigre x Olimpia (PAR)
Emelec (EQU) x Fluminense
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.