Libertadores

Emparelhamento não beneficia os argentinos

Boca e Corinthians reeditam final de 2012
Boca e Corinthians reeditam a final de 2012. Boca não venceu os brasileiros nem na Argentina

Mesmo com a fase do futebol argentino não sendo a das melhores, o país terá nada menos que quatro representantes nas oitavas de final da Copa Libertadores, principal torneio de clubes da América Latina. Contudo, nem tudo são mil maravilhas.

O emparelhamento colocou duas equipes do mesmo país logo nas oitavas, entre Vélez e Newell’s, além da reedição da final do torneio passado, entre Boca e Corinthians. Os vencedores destes confrontos se cruzarão nas quartas de final do torneio, o que impossibilita uma hipotética final entre argentinos.

Isso porque a Conmebol, desde 2007, proibiu que equipes do mesmo país disputassem a decisão, principalmente após as finais entre São Paulo e Atlético-PR e São Paulo e Internacional. Curiosamente, desde aquele ano, não houve a necessidade da inversão das semifinais, obrigando times do mesmo país de se enfrentarem.

Assim sendo, somente os argentinos se cruzariam nas semifinais somente se o Tigre conseguir passar pelo Olimpia (PAR) nas oitavas, do vencedor de Emelec (EQU) e Fluminense nas quartas. Neste caso, caso um dos argentinos já citados anteriormente passarem também às semifinais, obrigatoriamente eles se cruzariam.

Semifinal brasileira? Sí, se puede.
Desde 2009, quando o Estudiantes conquistou a Libertadores, o predomínio da Libertadores ficou nas mãos dos brasileiros. Internacional, Santos e Corinthians, respectivamente, elevaram o número de troféus para o país para 16, em 31 decisões. Os argentinos têm 22 títulos nas mesmas 31 finais.

E a possibilidade disso acontecer novamente é grande. Com os seis representantes do país entre os 16 finalistas, é bem possível que tais equipes se enfrentem nas semifinais do campeonato. O certo é que um brasileiro já irá cair nas oitavas de final, graças a reedição do confronto entre São Paulo e Atlético-MG. Quem vencer, pega o vencedor de Palmeiras e Tijuana (MEX). Destes quatro, sai um semifinalista, que pode ser num confronto contra uma equipe argentina (Boca, Vélez ou Newell’s) ou o Corinthians.

Na outra parte da tabela, Grêmio e Fluminense só se reencontrariam nas semifinais, obrigatoriamente. A sequência do tricolor carioca já foi citada, enquanto o Grêmio terá pela frente Santa Fé (COL) e, se passar, o vencedor de Real Garcilaso (PER) e Nacional (URU), este último de Loco Abreu.

Oitavas de final
São Paulo x Atlético-MG
Tijuana (MEX) x Palmeiras
Boca x Corinthians
Newell’s x Vélez
Grêmio x Santa Fé (COL)
Real Garcilaso (PER) x Nacional (URU)
Tigre x Olimpia (PAR)
Emelec (EQU) x Fluminense

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.