Em mais um show de Messi, Argentina goleia Uruguai
Passado quase um ano e meio da eliminação na Copa América, a Argentina é outra. Sabella, apesar de insistir em convocar jogadores do Estudiantes, impôs um estilo de jogo à seleção. Fez com que Messi, aquele menino calado, mais parecido a um robô, a ser explosivo e líder. E tem dado resultado. Contra a mesma seleção que tirou a Argentina da competição continental, no ano passado, a albiceleste goleou os atuais campeões da América do Sul por 3×0 com direito a dois gols do melhor do mundo.
Messi mostrou-se novamente um gênio com a bola nos pés. Não é o tipo do jogador que gosta de aparecer, de firulas. Estas são usadas em direção a um lugar, tem um objetivo. No primeiro tempo ele pouco apareceu, mas quando o fez, quase marcou um golaço ao tentar encobrir o goleiro Muslera.
Mas no segundo tempo fez dois gols graças a sua esperteza. No primeiro, pegou toda a zaga charrua de surpresa, desviando o chute defensável de Dí Maria. Depois, ao estilo Ronaldinho Gaúcho, uma de suas inspirações futebolísticas, diga-se de passagem, cobrou falta por baixo da barreira, pegando o goleiro uruguaio de surpresa.
Se não bastassem os dois gols, La Pulga fez questão de participar daquele que foi o segundo da argentina, convertido por Sergio Agüero após uma triangulação que também teve a participação de Dí Maria.
Em meio a toda essa genialidade, também houve um confronto pegado em Mendoza. Os uruguaios abusaram do excesso de força e só não terminou a partida com um a menos por conta de Leandro Vuaden, que decidiu por não expulsar Cavani, após entrada em Mascherano, no início do jogo, Lugano, por entrada criminosa em Romero, e Maxi Pereira, que revidou uma dividida com Messi.
Assim, os uruguaios não conseguiram impor aquele ritmo que chamou a atenção na Copa. Talvez pelo excesso de jogadores velhos, que demoraram a despontar. Ou simplesmente porque Sabella conseguiu postar um time de verdade em campo. Fato é que a Seleção Argentina volta a reinar soberana nas Eliminatórias, com a Colômbia, de Falcao Garcia, em sua cola, é verdade. Resta saber se durará até o Mundia 2014.