Depois de uma temporada marcada por greve dos jogadores do Colón, que não entraram em campo devido aos atrasos salariais, o Governo argentino voltou a injetar dinheiro público para o futebol local. O chefe de Gabinete, Jorge Capitanich, anunciou um repasse de 100 milhões de pesos para o Futebol Para Todos. A quantia já supera a casa dos bilhões e ainda assim os clubes estão endividados.
Estes 100 milhões deverão ser repassados aos demais clubes, que estão afundados em dívidas. O All Boys, por exemplo, não iniciou a pré-temporada devido aos sete meses de salários atrasados. Os grandes Boca e River passam por situações parecidas. O primeiro utiliza o mercado para vender alguns atletas e equilibrar os dividendos, enquanto o ‘Millo’ segue com dívidas herdadas da presidência passada, com salários e premiações atrasados.
Recentemente, o sindicato dos jogadores profissionais, ameaçou os clubes que se as dívidas referentes a 2013 ultrapassasse o novo ano fiscal não haveria futebol em fevereiro. Vale destacar que a legislação trabalhista na Argentina é distinta do Brasil. Em nosso país, os jogadores podem acionar a justiça especial em caso de três meses de atraso salariais, onde, normalmente a justiça dá ganho de causa aos atletas.
Cobranças e publicidade
Tal repasse, no entanto, não será gratuito. O Governo argentino espera que as operadoras de TV a cabo comecem a cobrar 10 pesos de cada cliente para transmitir o Futebol Para Todos. Há cinco anos, o Governo retirou do grupo Clarín os direitos do futebol argentino, colocando nos canais públicos. O contrato com a AFA era de 10 anos. Desde então, o Governo gastou 4 bilhões de pesos com a AFA e os clubes acumularam dívidas de 1.655 bilhões, mais do dobro que tinham.
Outra forma de saldar as dívidas seria com a possibilidade do ingresso de publicidade paga na TV Pública. De acordo com Capitanich, seria exigido um cumprimento de metas como o saneamento dos clubes, dos parâmetros de segurança desportiva e com transmissões de qualidade e excelência para o exterior.
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
Originalmente publicado em 12 de julho de 2021, focado na inédita artilharia de Messi em…
A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos mais aguardados e assistidos…
This website uses cookies.