Data confirmada. Adversário não
Depois de um ano e meio fechado para reforma, o Estádio Único de La Plata já tem uma data anunciada para a reabertura. O governo da província de Buenos Aires confirmou que a partida de reinauguração será no dia 17 de dezembro, como o próprio Futebol Portenho vinha destacando nos últimos meses. Todavia, falta um adversário para a Seleção Nacional.
Desde a primeira partida da final da Libertadores 2009, quando Estudiantes e Cruzeiro ficaram no zero, as atividade no local foram suspensas, uma vez que o estádio é um dos principais palcos da Copa América do ano que vem. Desde então o estádio foi reformulado, ganhou um teto completo, para evitar que os espectadores sobram com sol e chuva. Tal arquitetura é a primeira da América Latina.
Mas, ainda resta saber quem fará a festa de inauguração do estádio. A esperança dos organizadores é que o principal duelo sul-americano possa ser disputado no dia 17 de novembro. Todavia, nem a AFA, tampouco a CBF deram uma resposta aos membros do governo local.
O estádio chega a ser uma maquete dos estádios para a Copa do Mundo de 2014, uma vez que vários palcos do Brasil serão montados também para a realização de shows e eventos internacionais, como é o caso do novo Mané Garrincha, em Brasília, por exemplo.
Este também será um dos palcos principais para a Copa América 2011. Com exceção do Monumental de Núñez, que sediará a final, o estádio Único será o único centralizado na província de Buenos Aires. Córdoba, Santa Fé, Jujuy e Salta serão as demais sedes do torneio. O sorteio dos grupos será no dia 11 de novembro.