Em negociações desde o final de 2011, finalmente se oficializa a parceria internacional do Corinthians com o Santa Fe Futbol Club da Argentina, que a partir de agora se chamará Sport Club Corinthians de Santa Fe. A validade é da parceria é de três anos, com possível prorrogação por mais cinco, e consiste na administração total do pequeno clube argentino pela instituição de Parque São Jorge. Dessa forma, possíveis revelações argentinas do clube virão para o Corinthians a critério da comissão técnica do clube brasileiro.
A oficialização da parceria ocorre justamente no momento em que o departamento de marketing do clube paulista busca firmar a centenária instituição paulista no cenário internacional. A proposta é a de seguir os exemplos de sucesso que clubes europeus já praticam há algum tempo: a de ter uma filial em outro país, a fim de incorporar as principais revelações locais. E o lugar para isso não poderia ser o melhor, a Argentina, celeiro de craques do calibre do Brasil, Uruguai e poucos outros. O clube escolhido é o modesto Santa Fe Futbol Club, instituição fundada em 2005 e que inicia 2012 disputando o Torneio Argentino C, a quinta divisão do futebol local para os clubes do interior. A classificação para o chamado “Torneo del Interior” ocorreu após a equipe de Santa Fé ficar em terceiro lugar no Clausura da Primeira Divisão da Liga Santafesina, vencida pelo Club Argentino de San Carlos.
Ademais, o clube de Parque São Jorge deverá indicar profissionais para a comissão técnica do Santa Fe, a fim de nortear o clube argentino no rumo dos interesses do Corinthians Paulista. Antes disso, contudo, já chegaram ao Brasil quatro atletas (Lucas Lacher, Augusto Pezzi, Ariel Alvarez e Daniel Cabrera) para um período de treinos no país; um deles, Ariel Álvarez, de 19 anos, permanecerá por aqui e disputará a Série A-3 do campeonato Paulista pelo Flamengo de Guarulhos, outro parceiro corinthiano.
Fundado em 2005, o antigo Santa Fe conta com uma estrutura rara e invejável para o cenário dos chamados clubes pequenos do interior da Argentina. São oito campos de treinamento com o padrão FIFA, além de outras instalações. Possui um total de 450 jovens que disputam diversas competições, 200 deles fazem parte das categorias infantis, comprometidas mais com a diversão do que com a competitividade. Dos 10 aos 11 anos, as crianças entram em um processo de adaptação para entrarem no programa de desenvolvimento de jogadores. A partir daí, disputam as categorias infanto-juvenis do futebol local. Em praticamente todas essas categorias, assim como nas infantis, com ingresso de crianças a partir dos quatro anos de idade, todos vestiram uma camisa diferente: a preta e branca, semelhante a do clube paulista. Além da mudança nas cores (vermelho e azul para preto e braço) o escudo e todos os outros símbolos do antigo Santa Fe estão sendo substituídos por outros que aludam ao Sport Club Corinthians Paulista.
O site do clube argentino é trilíngue, espanhol inglês e português. Para quem quiser conhecer um pouco mais da estrutura do parceiro corinthiano basta acessar o endereço (http://bit.ly/z5bDGU) e poderá ver nos garotos, vestindo a camisa alvinegra, a dimensão da recente e inédita parceria entre dois clubes de países com o melhor futebol do mundo.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
Fantástica essa iniciativa do Corinthians. Deve ser seguida por outros clubes grandes do Brasil. Agora de nada adiante ficar investindo no futuro e não trazer ninguém para o time atual, que parece ainda mais fraco do que aquele bando de molengas que conseguiu o campeonato brasileiro.
Sao Paulo, 03/05/12
Muito legal e demorou pra acontecer. Tem que haver esse intercambio entre os garotos brasileiros e argentinos. Muito legal ver os garotos argentinos com a camisa do Corinthians. No futuro quem sabe, com a do Sao Paulo F.C, Sociedade Esportiva Palmeiras, Santos F.C, etc.
Parabens....