Copa Argentina prestes a sair do papel
Em meio a um turbilhão de emoções que tem se desenrolado desde o último Domingo, dia em que aconteceu o superclásico, o futebol argentino tem vivido uma semana cheia. Haja vista os problemas com Carlitos Tevez e Sergio Batista, Maradona com ‘El Coco’ Basile, Passarella e todos contra Grondona, o poderoso chefão da AFA está prestes a anunciar agora a tarde uma nova formula de Copa na Argentina.
Ao exemplo do que acontece na Copa do Rey na Espanha, o torneio teria uma disputa envolvendo 174 clubes filiados a AFA. Todas as sete categorias do futebol argentino, desde a Primera División até o Torneio Argentino B.
A competição não substituiria a atual forma de torneio que ocorre com o Clausura e Apertura. A Copa aconteceria de forma paralela a estes torneios e a Copa Libertadores, sendo que os clubes de ascenso disputariam uma fase prévia com formato eliminatório através de sorteio e partida única.
Desta fase eliminatória, as doze equipes que ficarem enfrentariam na etapa final as 20 outras equipes da Primera División, em partidas eliminatórias no sistema ida e volta até a final que seria realizada em um jogo único em local neutro.
O projeto foi apresentado hoje a tarde ao presidente da AFA sendo sujeito a aprovação por parte do Consejo Federal de Fútbol presidido por Gustavo Cereza.