Copa Argentina apresenta seus candidatos
A Copa Argentina chegou na sua fase mais aguda até aqui e já apresenta as melhores equipes para a sequência da competição. Foram poucas as surpresas até o momento. Da Quinta Divisão do futebol argentino restou somente o Club Deportivo Riestra, de Bajo Flores. Porém, o Albinegro não parece capaz de continuar surpreendendo. Ao contrário do Club Atlético Colegiales, de Flórida Oeste; uma equipe sólida e, até agora, a única que conseguiu coincidir uma boa performance tanto na sua Categoria (B Metro) quanto na Copa Argentina. Do vasto interior é que aparecem boas surpresas. Entre elas o Talleres de Córdoba, o ótimo conjunto do Central Norte, de Salta e o Sportivo Belgrano, de San Francisco, uma equipe que pelo segundo ano consecutivo se notabiliza por conciliar, como poucas outras, a competência com uma sorte incrível que sempre aparece para salvar la Verde de San Francisco e fazê-la superar adversários bem mais superiores. Antes, contudo, de mostrar os destaques, apresentamos alguns detalhes sobre a forma de competição do torneio.
Forma de competição
Equipes participantes da Copa Argentina de Futebol
Primeira Divisão: 20 equipes
Segunda Divisão: (B Nacional) 20 equipes
Terceira Divisão: Torneio Argentino A: 25 equpes; B Metro: 21 equipes
Quarta Divisão: Torneio Argentino B: 60 equipes; Primeira C: 20 equipes
Quinta Divisão: Primeira D: 18 equipes
Equipes Convidadas do Torneio Argentino C: 2 equipes
Total: 186 equipes
Primeira Eliminatória
Na primeira eliminatória se enfrentaram as 18 equipes da Primeira D, em partida única. Os nove classificados para a fase seguinte foram:
Argentino de Quilmes, Claypole, Ituzaingó, San Martín Burzaco, Riestra, Cañuelas, Juventud Unida, Fénix e Deportivo Yupanqui.
Segunda Eliminatória
Constou de duas Zonas: metropolitana e do Interior.
Zona Metropolitana: foi composta por 21 equipes da Primeira B, 20 da Primeira C e as nove equipes da Primeira D. Os encontros também foram em partidas únicas. Vale lembrar que, nesse caso, o mandante é sempre a equipe da categoria acima. As 25 equipes classificadas foram diretamente para a quarta eliminatória. Foram elas:
Acassuso, Barracas Central, Nueva Chicago, Defensores de Belgrano, Los Andes, Deportivo Morón, Platense, Sarmiento Junín, Temperley, Almagro, Vila Dálmine, Cambaceres, Colegiales, Estudiantes Caseros, Sacachispas, Sportivo Italiano, General Lamadrid, San Telmo, El Porvenir, Tristán Suárez, Argentino de Merlo, Central Córdoba (R), Excursionistas e Berazategui.
Zona do Interior: foi composta por 25 equipes do Argentino A, 60 do Argentino B e as duas equipes do interior, que se classificaram em La Rioja e Tierra del Fuego (Atlético Riojano e Real Madrid de Río Gallegos). Essas equipes disputaram a segunda e terceira eliminatórias. No final saíram as 23 equipes classificadas e que foram para a quarta eliminatória. São elas:
Racing Trelew, Huracán Comodoro Rivadávia, Deportivo Roca, Santamarina, Unión Mar del Plata, Huracán Três Arroyios, Douglas Haig, Gimnasia (C. de Uruguay), Sarmiento (R), Crucero del Norte, Sportivo Belgrano, Talleres, Racing (C), Juventud Unida, Central Norte e San Martín Tucumán.
Quarta Eliminatória
A quarta eliminatória foi concluída no último dia 12 de outubro. Das 48 equipes que chegaram a essa fase saíram 24 que se integrarão à chamada fase final, com os clubes da Primeira Divisão e da B Nacional. As 24 equipes vencedoras e classificadas foram:
Racing Trelew, Racing de Olavarría, Santamarina, Sarmiento (R), Atlético Paraná, Talleres de Córdoba, Sportivo Belgrano, Unión Villa Krausse, Guaymalleno, Central Norte, Atlético Policial, Central Córdoba de Rosário, General Lamadrid, Excursionistas, Sacachispas, El Porvenir, Sarmiento de Junín, Colegiales, Barracas Central, Sportivo Italiano, Villa Dalmine, Defensores de Belgrano, Riestra e Estudiantes Caseros.
Classificados por Categoria
Argentino A: Racing Olavarría, Santamarina, Talleres de Córdoba, Sportivo Belgrano e Central Norte.
Argentino B: Racing Trelew, Sarmiento de Resistência, Atlético Paraná, Unión Villa Krausse, Club Guaymalleno e Atlético Policial de Catamarca.
Primeira D: Club Riestra.
Primeira C: Central Córdoba, General Lamadrid, Excursionistas, Sacachispas, El Porvenir e Villa Dálmine,
Primeira B Metro: Sarmiento de Junín, Colegiales, Barracas Central, Sportivo Italiano, Defensores de Belgrano e Estudiantes Caseros.
Fase Final
Nesta fase, as 24 equipes que chegaram vivas na competição se juntarão a 20 equipes que disputam a B Nacional e 20 que disputam a Primeira Divisão. Serão 64 equpes que brigarão pela vaga à etapa seguinte em partidas de ida e volta. As 64 equipes se dividirão em quatro grupos de 16 equipes cada um. Em cada grupo serão cinco equipe da Primeira, cinco equipes da B Nacional e seis equipes da quarta fase. As disputas ocorrerão em quatro sedes que serão determinadas pela AFA, levando em consideração uma combinação entre infraestrutura, cidades e distribuição geográfica. A quinta fase será entre os dias 22 de novembro e 15 de dezembro. Os grupos ainda estão em formação, pois sorteios são necessários para as suas conformações. Dessa etapa se classificam 32 equipes. Daí 16 que irão às oitavas-de-final e assim sucessivamente até que se conheça o campeão.
Destaques
O primeiro destaque vai para o Riestra, da Primeira D. Na primeira eliminatória venceu o Muñiz e se classificou à eliminatória seguinte. Depois passou nos pênaltis pelo Los Andes jogando em Lomas de Zamora. Depois passou pelo Acassuso também fora de casa. Empatou em zero e venceu nos pênaltis. Dessa forma o Riestra é a única equipe da quinta divisão argentina que segue viva na competição.
Outro destaque vai para as equipes do Argentino B, a Quarta Divisão para as equipes do Interior. São seis equipes que ainda sobrevivem na competição contra apenas cinco do Argentino A. Já no futebol metropolitano o destaque vai para o Villa Dálmine da Primeira C. A equipe fez uma partida agônica diante do Platense em Vicente López e venceu nos pênaltis por 3×1, após empatar em 1×1 no tempo normal. O gol do Dálmine saiu aos 45 minutos do segundo tempo, quando os hinchas do Calamar já comemoravam a classificação.
Na mesma situação está o Colegiales. Em sua primeira participação desclassificou a boa equipe do UAI Urquiza por 1×0. Na segunda, venceu o Comunicaciones fora de casa por 2×1 com o gol da vitória sendo anotado aos 47 minutos do segundo tempo. Também vale destaque o General Lamadrid. A equipe ainda se adapta à Primeira C, porém está com tudo na Copa Argentina. Depois de passar pelo Dock Sud, na primeira participação, venceu agora o Nueva Chicago por 2×1 em partida dramática disputada em Villa Devoto.
Se as próximas fases apontarão algumas surpresas elas poderão ser o Colegiales, O Talleres de Córdoba, o Central Córdoba de Rosário e o Central Norte de Salta. Contudo, no futebol do interior há uma equipe que mistura como poucas a competência com a sorte. Trata-se do Sportivo Belgrano de San Francisco. Esta é sem dúvida alguma a equipe mais surpreendente do interior por conjugar como poucas as duas situações citadas acima.Em geral, até pênaltis os adversários de La Verde não conseguem converter, como foi o caso do último confronto diante do excelente Douglas Haig, de Pergamino.
Muito interessante este torneio!
Assim ficamos conhecendo o Futebol Argentino por completo!
não entendi muito bem. mas até que enfim temos uma copa.
Concordo que é complicado e confuso, Marcio. Mas, acredite, está confuso até para quem fez o regulamento. A formação dos grupos ainda não ocorreu. algo que parece tão fácil. Mas fique tranquilo que tentrei explicar um pouco mais na sequência. Será menos cansativo quando tivermos todos os grupos formados. Um grande abraço.