Há um mês imagens feitas com uma câmera escondida mostraram o presidente da AFA, Julio Grondona, falando sobre lavagem de dinheiro e outras irregularidades que acontecem nos bastidores do órgão que controla o futebol na Argentina. As imagens, que foram levadas à Justiça por Carlos Avila, ex-proprietário do canal esportivo Torneos y Competencias (TyC), foram anexadas ao processo que Avila movia contra Grondona por gestão fraudulenta.
Ainda que posteriormente o processo tenha sido retirado por Avila, foram divulgadas as cópias dos extratos bancários das contas pelo advogado da TyC e sócio do River Plate Fabián Bergenfeld. O advogado, que também faz parte do processo como “cidadão prejudicado”, acusa Grondona de lavagem de dinheiro. Além disso, revelou um plano que usa o rebaixamento do River como moeda de troca para uma negociação com a TyC para que ela não receba a multa pela quebra de contrato com a AFA pelos direitos da televisão.
Os extratos são dos bancos Credit Suisse First Boston, UBS, Vontobel, Centrum Bank AG, Hyposwiss Privatbank AG, Citibank NY e Lloyds TSB Bank. Os favorecidos das contas apontam Julio Grondona, seus filhos Humberto e Liliana e até o seu ex-motorista Daniel Pellegrino, que já faleceu. A soma de todos os depósitos ultrapassa os 100 milhões de dólares.
O advogado de Avila, Mariano Cúneo Libarona, afirmou ao site analitica.com não ter dúvidas de que o dinheiro não consta na declaração de imposto de renda de Grondona. Disse também que o dinheiro vem da FIFA e dos subornos que são pagos por ela. Já Fabián Bergenfeld diz que o presidente da AFA desviou a verba proveniente do governo federal pelo programa “Fútbol para Todos” e que deveria ter ido para os clubes afiliados.
De acordo com a queixa apresentada por Bergenfeld, devem ser investigadas todas as entradas e saídas dos montantes das contas mencionadas no processo. Além disso, o advogado solicitou que o Banco Central argentino passe as informações das contas bancárias abertas por Julio e seus parentes nos últimos 20 anos e que a AFIP (órgão argentino que equivale à Receita Federal no Brasil) envie as últimas dez declarações do imposto de renda de todos os envolvidos para verificar se as contas que aparecem nos extratos foram ou não consideradas.
O sócio 88.235 do San Lorenzo faleceu aos 88 anos às 2h35 no fuso horário…
Originalmente publicado nos 75 anos de Gatti, em 19.08.2019. Revisto e atualizado em 21.04.2025, dia…
Adversários hoje na Copa Sul-Americana, Huracán e Corinthians trocaram muitas figurinhas entre 2009 e 2010.…
As máquinas caça-níqueis são um dos jogos de casino mais preferidos do mundo, tanto no…
Até a Recopa 2025, a ausência de qualquer duelo que não fossem dois amistosos revela…
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
This website uses cookies.
View Comments
Pior do que isso, só o silenzio stampa do Grupo Clarín e congêneres. Rabo preso é f**a. Se bem que, por mais que queiramos, o cara só sai daquele prédio decrépito da Rua Viamonte, nº 1366, num caixão. Grondona tem as costas mais quentes do mundo: é simplesmente o secretário de finanças da FIFA. Ou seja: cuida da única coisa que interessa por aqueles lados.