Desde o ano passado muito tem se especulado sobre o retorno da antiga Copa Argentina, torneio extinto há mais de 40 anos. No entanto, é um torneio cuja história poucos conhecem. Na verdade, foi disputada apenas duas vezes, e como a edição de 1970 não chegou ao fim, o Boca Juniors, que venceu a copa em 1969, é o único clube a ter esse título em sua galeria de troféus.
O torneio nasceu com a função de classificar uma equipe argentina para outro torneio esquecido: a Recopa Sul-Americana. Esse torneio, que só foi disputado em 1970 e 1971, foi pensado pela Conmebol como algo equivalente à atual Copa Sul-Americana, reunindo equipes que não tinham se classificado para a Libertadores, com a diferença de ser disputado ao estilo da Copa América, em uma sede a cada edição.
A única edição que chegou ao fim teve todas as equipes da primeira divisão, exceto aquelas já classificadas para a Libertadores do ano seguinte, ou seja, Estudiantes, River Plate e Vélez Sarsfield. A eles se juntaram o campeão da Nacional B mais algumas equipes convidadas, a maioria do interior do país. No total eram 32 equipes, que disputaram o torneio em um sistema de mata-mata.
Após eliminar Atlético Tucumán, Sarmiento de Santiago del Estero e Chacarita Jrs., o Boca Juniors chegou à semifinal contra o Colón, vencendo os Sabaleros por 5 a 0 na cancha do Unión e 1 a 0 na Bombonera, se qualificando para a final. Na outra semifinal, o Atlanta, que havia eliminado o Central Norte de Salta, o Altos Hornos Zapla de Jujuy e o San Lorenzo, conseguiu eliminar o Rosário Central com duas vitórias por 2 a 1, uma em Villa Crespo, outra em Rosário.
As duas partidas decisivas foram disputados no estádio Viejo Gasometro, em Boedo, a antiga cancha do San Lorenzo. No dia 23 de julho de 1969 o Boca venceu o Atlanta por 3 a 1, com gols de Ponce, Madurga e Peña. A equipe de Villa Crespo conseguiu vencer os xeneizes na segunda partida por 1 a 0, mas no saldo de gols a equipe da Ribera levou a melhor. O Boca Juniors era o primeiro campeão da Copa Argentina.
Em 1970 se repetiu a fórmula, mas o torneio não chegou ao fim. San Lorenzo e Vélez Sarsfield chegaram à decisão, e empataram a primeira partida por 2 a 2. Mas como as equipes não chegaram a um acordo sobre data e local da segunda partida, a AFA declarou o torneio encerrado sem campeão. Chegava ao fim a Copa Argentina.
Assim, o único campeão foi o Boca Juniors, com a escalação: Roma, Raspo, Meléndez, Rogel e Ovide; Madurga, Savoy e Cabrera; Ponce, Novello e Peña. Na decisão, a equipe jogou sem Suñé, Marzolini, Rojas e Medina, poupados para a partida que a equipe jogou no dia seguinte pelo Nacional de 1969 contra o Desamparados de San Juán. Outros tempos, sem dúvida.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
muito interessante. tomare que a atual dê certo.