Apesar do maldito legado de Julio Humberto Grondona com a criação de um torneio de 30 clubes, o futebol argentino parece ganhar uma nova cara e uma nova concepção para as próximas gerações. Nesta tarde de quinta-feira (18), 45 dos 50 membros da entidade aprovaram a mudança do Estatuto da entidade. E dentre várias mudanças, uma bem significativa: a possibilidade de apenas uma reeleição.
Desta maneira, a possibilidade de um presidente criar raízes sob o trono da entidade, como aconteceu com ‘Don Julio’ fica impossibilitada. É bem verdade que a possibilidade de a situação continuar no poder, mas ao menos, em tese, a presidência ficará ao cargo de uma pessoa diferente. Grondona assumiu à AFA em 1979 e só deixou em 2014, após falecer. Neste período, só disputou a eleição em uma oportunidade e venceu praticamente por unanimidade.
O prazo maior para que um presidente fique à frente da AFA a partir das próximas eleições, marcadas para outubro de 2015, é de 8 anos, sendo quatro da primeira gestão e outros quatro da reeleição.
No entanto, para o próximo mandato é bem certo que figurinhas repetidas se mantenham no poder. Isso porque os membros do Comitê Executivo não aprovaram a possibilidade de membros com menos de quatro anos atuando como dirigente no futebol argentino se eleja. Assim, Angelici, D’Onofrio, Tinelli e Verón, que pensavam em se candidatar, só poderão fazer em 2019.
Por outro lado, os times de menor expressão ganharam uma batalha. Os clubes que ascenderam à Primeira Divisão terão direito de voto. Desta maneira, serão 30 votos, dez a mais em relação ao Estatuto anterior. Os membros do Comitê Executivo, desta maneira, terão 44 membros, 16 a mais em relação ao ano anterior. Além dos times da elite, serão 3 membros da B Nacional, 2 da B Metropolitana, 2 da Primeira C, 2 da Primeira D, 2 do Torneio Federal e 3 das Ligas Argentinas.
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
Originalmente publicado em 12 de julho de 2021, focado na inédita artilharia de Messi em…
A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos mais aguardados e assistidos…
This website uses cookies.