Comitê de Segurança sanciona três clubes a jogarem sem torcida como mandante
O Comitê de Segurança da Argentina divulgou nesta quinta-feira uma lista de punições a três clubes da primeira divisão que jogarão como mandante, mas sem a presença de público. Quem levou a pior foi o Vélez, que perderá a renda de três partidas. Já Boca e All Boys receberam uma partida sem mando de campo.
Desde a temporada passada, a AFA, juntamente com o Comitê de Segurança, vem agindo de maneira dura com os torcedores. O Racing, por exemplo, iniciou a temporada passada sem público local devido as inúmeras provocações ao Independiente, que contou com várias cenas hostis. Além disso, foi vetada a presença de torcida visitante nos estádios.
Ainda assim, a presença de fogos de artifício e álcool nos estádios, proibido pele legislação – não se pode consumir ou vender bebida alcoólica num raio de 1km do estádio – o Vélez perdeu três jogos como mandante, devido a ocorrência na partida contra o San Lorenzo, na última rodada do Torneio Inicio. Assim, enfrentará Tigre (estreia do Final), All Boys (3ª rodada) e Boca (5ª rodada) sem público.
Já Boca e All Boys receberam punições mais brandas. O time Xeneize foi punido devido a rojões na partida contra o Gimnasia LP e não terá público na partida contra o Belgrano, pela segunda rodada. Já o Albo perderá mando de campo por algo parecido com a do Vélez, mas como não é reincidente, terá somente a pena mínima a ser cumprida contra o Estudiantes.
Conmebol
O Vélez deve recorrer da pena imposta pelo Comitê de Segurança, mas não deve ir muito além. O time é reincidente até mesmo em competições internacionais. No ano passado, o clube foi punido pela Conmebol devido a confusão contra o Peñarol e proibiu o público visitante até as semifinais da temporada passada.