Exterior

Com show do ‘Cabezón’, Inter fatura 1º turno

inter atletico - jefferson bernardes - vipcommUma marca simbólica e tardia, mas ainda sim digna de celebração. O título do 1º turno pertence ao Internacional e veio após o triunfo de 3 x 0 contra o Atlético-MG, num jogo válido pela 17ª rodada do Brasileirão 2009. Festa para os colorados, agora sem asterisco na tabela, e mais do que nunca vivos na briga pelo troféu que realmente importa, enquanto o Galo segue fora do G-4.

A conquista veio tarde pois os gaúchos ocupados dando outra volta olímpica: a da Copa Suruga, contra o Oita Trinita no Japão. Terminou os primeiros 19 jogos com 37 pontos, mesma marca do Palmeiras, porém com uma vitória de vantagem (11 a 10). Entretanto, na tabela geral, o Palestra ainda está na frente (41 pontos contra 40 do Inter).

Por conhecer muito bem a força dos anfitriões, Celso Roth armou seu time para pensar primeiro em marcar, depois contra-atacar. Uma postura característica do Galo mineiro, de modo que eles conseguiram anular o jogo ofensivo colorado. Tanto no meio-campo como nas laterais o espaço ficou reduzido, e o Inter acabou por errar mais passes do que devia (21 só no primeiro tempo).

O sucesso do 4-4-2 cauteloso de Roth só não foi maior por falta de objetividade dos atacantes alvinegros. Rentería, aos 2 e aos 12 minutos, e Diego Tardelli, aos 22 após ‘presente’ de Fabiano Eller, tiveram chances de ouro, mas a desperdiçaram. O principal lance a fazer a torcida da casa se levantar das cadeiras foi uma reclamação sobre um puxão na camisa de Edu por parte de Felipe. Nada de pênalti, nem de gols na primeira etapa.

Sentindo a falta de um articulador de jogadas, Tite aparece com D’Alessandro na volta dos vestiários. Uma sábia decisão, pois o ‘Cabezón’ deu alma nova ao Internacional. Primeiro, ele deu excelente passe para Kleber, que da esquerda cruzou para Edu abrir o placar de peixinho aos 5 minutos. No lance seguinte, aproveitou a sobra de bola dentro da área e fuzilou Bruno num chute de potência arrasadora.

Porém, para não dizer que a virada dependeu apenas de um hermano nas vésperas de um Argentina x Brasil nas eliminatórias, Kleber no cruzamento, e Edu em outro peixinho, trataram de fazer 3 x 0 num ataque essencialmente brazuca.

Celso Roth levará para Belo Horizonte a amargura de ter desperdiçado chances de vencer no primeiro tempo, e de perder para o Inter pela quarta vez nesse ano. Os colorados comemoram o título do turno e a tradição agregada a ele. Com exceção apenas do Grêmio em 2008, todos os vitoriosos da primeira metade do campeonato terminaram campeões brasileiros. Será que o tabu voltará?

Rodrigo Vasconcelos

Rodrigo Vasconcelos entrou para o site Futebol Portenho no início de julho 2009. Nascido em Buenos Aires e torcedor do Boca Juniors, acompanha o futebol argentino desde o fim da década passada, e escreve regularmente sobre o Apertura, o Clausura e a seleção albiceleste

2 thoughts on “Com show do ‘Cabezón’, Inter fatura 1º turno

  • Vitor

    Baixou o nível já
    mesmo maxi lópez jogando bem, nunca vi uma notícia aqui
    mas sei lá né, não curto muito essas coisas de teoria da conspiração

  • O engraçado é que um dos editores do site é gremista (sim, eu).
    Não tem matéria dele porque não vem jogando. Está contundido à um par de dias
    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − 14 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.