Depois de ser goleado pelo Deportivo Quito na altitude equatoriana, o Vélez mostrou-se determinado em dar o troco na partida válida pela 4ª rodada da Copa Libertadores. Apesar de o time argentino esbarrar na boa atuação do goleiro Elizaga, o Fortín venceu com um gol chorado de Juan Manuel Martinez, ao fim da partida e encaminhou sua vaga entre os 16 melhores da América.
Dizer que a vitória foi sofrida seria uma injustiça com o Vélez. Isso porque desde os primeiros minutos, os donos da casa deram as cartas e comprovaram o favoritismo no torneio. O triunfo poderia sim ser menos dramático se não fosse o erro de Wilson Luiz Seleme no início da partida ao anular o gol de Augusto Fernandez, que estava em habilitado após o rebote Elizaga. Tal gol daria não só uma tranquilidade, como também uma poderia ser o primeiro de tantos gols.
O Vélez não se abateu com o erro da arbitragem, como ocorreu na partida no Equador, quando na ocasião teve um pênalti mal assinalado. Contudo, pecou nas finalizações e principalmente parava no nome da partida: o argentino Elizaga, que evitava o pior para o time de Quito. Durante toda a partida, o arqueiro salvou cinco lances cruciais, além de vez a bola passar rente a trave em outras seis oportunidades.
Os milagres da noite aconteceram principalmente na segunda etapa. Depois de uma pequena pressão por parte do Deportivo Quito (sempre em velocidade em contragolpes), o Vélez aproveitou a fragilidade do setor direito do time equatoriano e criava inúmeras jogadas ali. Aos 10 minutos, Martinez cruzou rasteiro para Insúa que bateu forte e o goleiro salvou. No rebote, Cubero tentou tocar para as redes, mas Elizaga apareceu de forma milagrosa. Minutos depois, foi à vez de Obolo desperdiçar outra oportunidade cara a cara com o goleiro.
Com o passar do tempo, o Vélez mostrou-se cansado e o meio campo perdido em determinados momentos. O time só voltou a se encontrar na partida com a entrada de Lucas Pratto no lugar de Obolo. O atacante buscou o jogo e dava outra cara ao time, tirando a carga sobre Martinez. E finalmente aos 43 minutos, o Vélez chegou ao gol. Após cruzamento pela direita, Ortiz tocou de cabeça para Martinez, que bateu de canhota, no canto direito do goleiro Elizaga.
Com o resultado, o Vélez chegou aos nove pontos, cinco de vantagem para o próprio rival equatoriano e do Chivas. Tal vantagem deve permanecerá até a semana que vem, quando os mexicanos enfrentam o Defensor Sporting (3 pontos) no Uruguai. A próxima partida do Vélez na Libertadores será apenas no dia 11 de abril, contra o Chivas, em Guadalajara. No mesmo dia o Deportivo Quito mede forças com os uruguaios.
VÉLEZ: Barovero; Cubero, Sebá Dominguez, Ortiz e Papa; Augusto Fernandez, Cerro, Zapata (Cabral) e Insúa (J.Ramirez); Martinez e Obolo (Pratto)
DEP. QUITO: Elizaga; Velasco, Checa, Espinoza e Mina; Olivo González, Bolãnos Reascos, Folleco, Saritama; Fidel Tenório e Alustiza(Arroyo).
GOL: Martinez, aos 44 minutos do segundo tempo
Cartões Amarelos: Bolaños Reascos; Sebá Dominguez
httpv://youtu.be/zX6LrHPMcXg
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.