Em Jujuy, a Colômbia fez o suficiente para derrotar a fraca equipe da Costa Rica por 1 a 0. Com a vitória, os “cafeteros” assumiram a liderança do grupo A da Copa América e partirão com moral para o confronto com a Argentina, a ser realizado na próxima quarta-feira em Santa Fé.
Um ótimo público compareceu ao Estádio 23 de Agosto e viu os colombianos tomarem a iniciativa, com boas chances de gol criadas no começo. Logo aos 11 minutos o meia do Porto Freddy Guarín bateu rasteiro da entrada da área e obrigou Moreira a fazer uma boa defesa. Dois minutos depois, outra boa chance colombiana: dessa vez foi Adrián Ramos que chutou cruzado e obrigou o goleiro “tico” a fazer uma belíssima defesa.
A Costa Rica só poderia levar perigo ao gol de Martínez em jogadas isoladas. Numa delas o meia-atacante Diego Madrigal foi lançado pela direita e por pouco não chegou à bola. Talvez por inexperiência, a equipe por algumas vezes chegou a usar de violência para conter os colombianos. E em um desses lances os costarriquenhos ficaram com um jogador a menos. O atacante Randall Brenes foi expulso após uma entrada violenta e desnecessária sobre o zagueiro Perea.
Com a expulsão, o técnico Hernán Gómez lançou seu time ainda mais ao ataque ao sacar o meio-campo Aguilar e colocar o atacante Hugo Rodallega. Ainda assim, a equipe colombiana não conseguia sair da forte retranca armada pela Costa Rica e todas as jogadas ofensivas não resultavam em chances de gol. Somente aos 40 minutos novamente Ramos obrigou Moreira a fazer outra boa defesa.
O modorrento primeiro tempo caminhava para o final quando um passe genial de Guarín mudou tudo. O meia do Porto encontrou Ramos livre de marcação no meio dos zagueiros costarriquenhos e o atacante colombiano teve a tranquilidade para dominar, se livrar do goleiro e chutar forte. Com o gol, a Colômbia fez justiça no placar.
No segundo tempo o panorama permaneceu o mesmo: a Colômbia atacando muito e a Costa Rica totalmente fechada para não tomar mais gols. Ricardo La Volpe sacou um dos melhores do time, o jovem Campbell, e colocou Elizondo. Ainda assim, os colombianos quase chegaram ao segundo gol com Rodallega e Falcao, que acertou uma bola no travessão.
Hernán Darío Gómez quis dar mais mobilidade à equipe e sacou Dayro Moreno para a entrada de Teófilo Gutiérrez, artilheiro do último Clausura argentino, com 11 gols. O atacante do Racing participou razoavelmente das jogadas de ataque colombianas, mas à medida que o tempo passava, as duas equipes ficavam satisfeitas com o resultado e a vitória colombiana foi uma questão de tempo.
Enquanto os colombianos enfrentarão os donos da casa na 2ª rodada, os “ticos” enfentarão a Bolívia na próxima quinta-feira na mesma Jujuy, às 19h15.
COLÔMBIA – Martínez, Zúñiga, Perea, Yepes e Armero; Bolívar, Aguilar (Rodallega) e Guarín; Dayro Moreno (Teo Gutiérrez), Falcao García (Soto) e Ramos
Técnico – Hernán Darío Gómez
COSTA RICA – Moreira, Acosta, Duarte, Calvo e Leal; Salvatierra, Mora e Guzmán (Cubero); Madrigal (Martínez), Brenes e Campbell (Elizondo)
Técnico – Ricardo La Volpe
Árbitro – Enrique Osses (Chile)
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
Originalmente publicado em 12 de julho de 2021, focado na inédita artilharia de Messi em…
A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos mais aguardados e assistidos…
This website uses cookies.