Logo após o fim da partida em que o San Martín venceu o Godoy Cruz por 1×0, vários confrontos ocorreram nas imediações do estádio do Verdinegro, em San Juan. A polícia reprimiu com violência aos torcedores do Godoy Cruz, utilizando principalmente balas de borrachas e pedras. As autoridades dão conta de que já são mais de 100 feridos. Um deles perdeu a visão de um dos olhos.
Por incrível que pareça, uma das preocupações da polícia de San Juan era justamente com o clássico da região do Cuyo entre San Martín de San Juan e Godoy Cruz de Mendoza. Apesar disso, a reação da polícia aos acontecimentos, nos arredores do estádio, chama a atenção pelo número de feridos nos confrontos. São mais de 100, sendo que um deles, Maximiliano Loza, perdeu a visão de um de seus olhos.
Após o fim do cotejo, os torcedores do Godoy Cruz entraram em confronto com a polícia local, que teoricamente não lhe dava a devida proteção. Além disso, os mesmos torcedores foram emboscados pela torcida do San Martín. Desta forma, além do confronto com a polícia, os torcedores ainda tiveram de lidar com as emboscadas alheias, para as quais a polícia nunca parece estar preparada. As cenas são fortes e dão conta do pouco preparo da polícia de San Juan para lidar com situações simples como um pós-jogo.
Dentro de campo, o Verdinegro venceu por 1×0 com um gol de Carrusca aos 17 minutos do primeiro tempo. Pelo que tudo indica, a “recepção de guerra” aos torcedores do Tomba poderia antecipar o cotejo e os acontecimentos do pós-jogo. Porém, grande parte dos 2.500 hinchas de “La Bodega” chegou ao Hilario Sánchez somente quando a partida já estava com 11 minutos.
Porém, depois do jogo, os torcedores tiveram de lidar com duas frentes: a polícia e as emboscadas. A situação ficou desesperadora e cenas típicas de uma guerra eram vistas nas ruas que rodeiam o estádio do San Martín. Chegou-se a falar em uma vítima fatal, mas as confirmações ainda colocam em dúvida a versão.
O fato é que o clássico do Cuyo tem aumantado muito em importância após a chegada do Godoy Cruz ao futebol de elite na Argentina. A polícia local se auto-intitulava preparada, mas além de deixar muito a desejar, na preparação, fez ainda pior na repressão aos torcedores do Godoy Cruz.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
Por essa que especialistas recomendam que não se deve ir aos estádios. Lamentável.