Seleção

Chile vence o Peru, mas ambos avançam às quartas

Tanto chilenos quanto peruanos entraram no campo de Mendoza com a vaga na próxima fase da Copa América. Mas com Argentina e Brasil como possíveis adversários, uma vitória significaria um futuro mais calmo nas quartas de final. Por isso, muita luta no confronto desta terça-feira (12/7). Nos últimos momentos, melhor para La Roja, numa vantagem de 1 x 0 graças a um gol contra inesperado.

Apesar do desfecho inusitado, a equipe de Claudio Borghi fazia parecer que a vitória sairia dos próprios esforços. Mesmo sem Alexis Sanchez no time desde o início, o Chile pressionava o Peru no campo de defesa, quase ao estilo do antecessor, Marcelo Bielsa. Paredes e Suazo tiveram duas boas chances quase em sequência, para levantar o ânimo da maioria no Malvinas Argentinas.

Só quando o relógio se aproximou da primeira meia hora da partida, os Incas de Sergio Markarian equilibraram o volume de jogo, ainda que com poucas chances de incomodar Miguel Pinto e sua defesa. Apenas em um lance, aos 40 minutos, a equipe alvirrubra se aproximou de abrir o placar, mas ninguém escorou o cruzamento de Carlos Carmona.

Já na volta dos vestiários, ambas as equipes aumentaram a emoção e a tensão em Mendoza. Tanto nas chances de gol, com Paredes pelo Chile e Ballón (River Plate) do Peru, quanto nas entradas e divididas pela bola. Mas aos 15, após a falta de Christian Ramos, os ânimos se esquentaram e a briga levou a expulsão de Beausejour e Giancarlo Carmona.

Diante da nova situação, com Valdívia e Sanchez em campo, os chilenos contavam com maior posse de bola, ainda que sem vencer a proteção de área peruana. Tiveram de insistir até o último minuto, quando o cruzamento do jogador da Udinese encaminhado para o Barcelona desviou em Carrillo e venceu o goleiro Libman: 1 x 0, placar final.

Com a vitória, os Chilenos chegaram ao topo do grupo C, e esperam o segundo colocado do grupo B (Brasil, Venezuela ou Paraguai). Quanto ao Peru, em caso de empate ou vitória do México contra o Uruguai, encara a Argentina nas quartas. Mas se os Charrúas triunfarem, teremos o clássico sulamericano pela frente, e os Incas devem enfrentar a Colômbia.

Rodrigo Vasconcelos

Rodrigo Vasconcelos entrou para o site Futebol Portenho no início de julho 2009. Nascido em Buenos Aires e torcedor do Boca Juniors, acompanha o futebol argentino desde o fim da década passada, e escreve regularmente sobre o Apertura, o Clausura e a seleção albiceleste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − oito =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.