Chile ameaça candidatura conjunta de Argentina-Uruguai para Copa de 2030
Desde a morte de Julio Grondona o peso do futebol argentino dentro da FIFA ficou abalado. Mesmo sem falar uma palavra em inglês, o ex-presidente, morto em outubro, fez com que a força dentro da entidade máxima ficasse restrita, inclusive com a possibilidade de a candidatura conjunta entre Argentina e Uruguai para a Copa de 2030 ficasse abalada.
E as últimas notícias levam a crer que a Argentina pode mesmo ficar fora desta candidatura conjunta. Segundo o jornal chileno ‘La Tercera’, o Chile se ofereceu a organizar o Mundial de 2030 com os uruguaios, mesmo os países não sendo limítrofes, tendo justamente a Argentina como um ‘muro’. Tal projeto de candidatura conjunta seria apresentada ao presidente da FIFA, Joseph Blatter no próximo dia 26 de novembro.
Vale destacar que o Chile fará no próximo dois anos eventos que podem contar a favor desta candidatura, uma vez que sediará a Copa do Mundo Sub17 e a Copa América. “Se organizarmos um bom Mundial e uma boa Copa América, é evidente que teremos opções importantes quanto ao Mundial que será novamente disputado na América em 2030”, destacou o presidente da ANFP (Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile), Sergio Jadue.
De acordo com o presidente a Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Wilmar Valdez, a Argentina segue como a candidata principal, mas vê com bons olhos o intuito do Chile. “A prioridade é da Argentina. De todas as formas vemos essa intenção do Chile com bons olhos. Espero que exista a possibilidade de fazer entre os três países ou um que estiver mais afim da proposta”, ressaltou.
Argentina e Uruguai fizeram a primeira final da história de um Mundial, com vitória dos uruguaios no estádio Centenário, em 1930. No primeiro tempo, com bolas argentinas, a Argentina venceu por 2×1. No segundo tempo, com bolas uruguaias, a vitória foi por 3×0. Já o Chile sediou a Copa do Mundo de 1962, chegando as semifinais naquela ocasião. A Argentina sediou o Mundial de 1978, quando foi campeão do Mundo em meio a uma forte ditadura militar.