Chances de três campeãs mundiais num mesmo grupo são reduzidas
A Fifa anunciou na tarde desta terça-feira como será o sorteio para a Copa do Mundo do ano que vem. Diferentemente do que era esperado, com a França integrando um pote com seleções da América do Sul e África, por ser o pior europeu ranqueado, a entidade máxima do futebol determinou uma mudança para evitar que três campeões mundiais integram a mesma chave.
O sorteio acontecerá no próximo dia 6 de dezembro, às 14h (de Brasília), com cobertura completa do Futebol Portenho direto da Costa do Sauípe-BA.
A ideia da Fifa foi de colocar um pote com nove europeus. A ideia é fazer um sorteio prévio para definir qual europeu fará parte do Pote 2. Ainda assim, existe a possibilidade de ter no segundo pote os já campeões do mundo franceses, ingleses e italianos, além da possibilidade de potências como Portugal e Holanda.
A seleção europeia que for para o Pote 2 necessariamente enfrentará Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai, cabeças de chave, já fase de grupos. Desse sorteio definirá uma das 64 partidas da Copa do Mundo do ano que vem. Somente após esse tramite é que se dará o seguimento do sorteio da forma predeterminada.
Vale lembrar que não existe a possibilidade de um país sul-americano enfrentar outra equipe filiada à Conmebol na fase de grupos. Assim, Argentina, Brasil, Uruguai ou Colômbia enfrentarão, necessariamente, dois europeus já na fase de grupos. Por isso, ainda assim, existe a possibilidade de haver um ‘Grupo da Morte’ com Argentina, França e Itália numa mesma chave.