Seleção

CBF confirma amistoso contra a Argentina, em Novembro

Um dos maiores clássicos do futebol mundial (se não o maior deles, devido a sua rivalidade) terá mais uma edição em 2010. Argentina e Brasil se enfrentarão no dia 17 de novembro, no Qatar, como antecipou na última semana, o Futebol Portenho.

A Confederação Brasileira de Futebol anunciou em seu site oficial o duelo contra os argentinos, no qual mantém uma invencibilidade de mais de cinco anos sem derrotas. O último triunfo da Albiceleste foi durante as Eliminatórias Sul-Americanas de 2005, em Buenos Aires, quando venceu por 3×1.

Desde então, a Argentina só vem somando fracassos contra os seus maiores rivais continentais. Naquele mesmo ano, a Argentina caiu na final da Copa das Confederações num acachapante 4×1. No ano seguinte, após a Copa do Mundo, o Brasil voltou a vencer, desta vez por 3×0, em amistoso realizado em Londres.

Na Copa América de 2007, na Venezuela, mais uma goleada por 3×0, na final da competição, impedindo a Argentina de quebrar um jejum de até então 14 anos (que hoje chegou aos 16). O melhor resultado argentino foi nas Eliminatórias para Copa de 2010, quando empatou no Mineirão, em 0x0, com direito ao publico brasileiro saudando Lionel Messi.

Nesse meio período, a Seleção Argentina, formada por uma maioria de jogadores Sub-23 (Olimpíadas Pequim 2008), conseguiu um triunfo, no qual não é contabilizado pela FIFA. No ano passado, jogando em Rosário, a Argentina deu um vexame ao seu público ao ser derrotado pelo Brasil por 3×1.

A partir do próximo ano – ou talvez a partir de dezembro, em La Plata – Argentina e Brasil devem se enfrentar por no mínimo duas vezes ao ano. Todavia, os jogos serão apenas com jogadores que atuam em seus respectivos países. Como o número de argentinos no Brasil é grande, existe a possibilidade dos jogadores que atuam aqui (como Guiñazú e Conca) vestirem, enfim, a camisa da Argentina.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 6 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.