Arquivo

Bumbos e Bandeiras Liberados no Superclássico

Os hinchas de River e Boca estão irmanados, ao menos antes do superclássico. Os fanáticos torcedores poderão entrar na Bombonera com seus bumbos e bandeiras, ao contrário do que havia sido decidido pela prefeitura de Buenos Aires.

A medida, muito contestada por todos, oficialmente visava evitar episódios de violência. Mas o que se comentava é que, na semana em que o Vélez perdeu o mando de campo graças aos atos de sua torcida, os governantes da capital argentina queriam evitar o risco de episódios de violência, e com isso passar a imagem de que faziam algo para conter o confronto entre torcedores.

No entanto, a decisão não teve vida longa. As fortíssimas torcidas organizadas dos dois gigantes argentinos apresentaram recursos à justiça através de seus advogados. Com isso, os representantes da prefeitura portenha se viram obrigados a voltar atrás. Substituíram o termo “proibição” por “recomendação”. O que pouco mais é do que tentar minimizar a derrota. Os hinchas de Boca e River estão livres para fazer a festa de sempre.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.