Após cinco meses, algumas pausas e muitas surpresas, finalmente será definido o segundo campeão argentino do ano. Os jogadores de Estudiantes LP e Vélez Sarsfield entrarão em campo às 19h, onde terão pela frente um desafio de levar o time a glórias. Mas, Arsenal de Sarandí e Racing, rivais dos lideres, respectivamente, não querem abrir mão de estarem entre os três melhores times da temporada.
O Arsenal esteve na briga pelo título até as últimas rodadas, mas acabou tropeçando nas próprias pernas devido as derrotas e empates entre a 12º e 15º rodadas. Hoje, só um empate pode sacramentar a terceira colocação no Apertura deste ano após uma temporada 2009/10 fraca. Prova de que o clube terá um fôlego a mais é a mala branca enviada ao clube pelo Vélez, algo confessado por Lisandro López no decorrer da semana.
Já o Racing começou mal, tropeçou por inúmeras vezes, mas finalmente se mostrou vivo até o fim. Se não fosse por atuações medíocres contra os fracos San Lorenzo, Olimpo, Tigre e Colón, além de uma derrota para o Independiente (que jogou o Apertura totalmente baqueado e com a mente na Sul-Americana), a Academia não só estaria brigando pelo título, como também poderia estar com uma vaga para a Libertadores (acabou de perder para o arquirrival Independiente, que venceu a Sul-Americana e ficou com o Argentina 5).
Para ficar com a terceira colocação, o Racing teria de vencer o Vélez Sarsfield, e o Arsenal ser derrotado pelo Estudiantes, o que seria uma coração ao Pincha pela bela campanha no Apertura apesar das várias lesões que atormentaram o time. Em caso de derrota para o time de Liniers, o time pode terminar em quinto em caso de vitórias do River ou Lanús, que se enfrentam amanhã, às 18h. Além disso, pode abrir uma chance ao Vélez de conquistar o título. Para isso, teria de torcer para que o Arsenal vença ou empate com o Estudiantes (o que sacramentaria o terceiro posto ao time do Sul de Buenos Aires).
O título argentino, todavia, pode ser decidido no meio da próxima semana. Se o Arsenal empatar e o Vélez vencer (o Arsenal ficaria com o terceiro posto na classificação), uma partida extra entre Vélez-Estudiantes acontecerá em um estádio neutro a ser escolhido pela AFA (especula-se que seja o Libertadores da América ou o Cilindro, ambos de Avellaneda, ou a Bombonera e o Monumental de Núñez). O fato é que, quem decidirá isso, será justamente o terceiro colocado do Apertura.
Para ser campeão, preciso:
Estudiantes: Vencer o Arsenal. Em caso de empate ou derrota, torcer para que o Vélez não vença
Vélez: Vencer o Racing e torcer para que o Estudiantes perca para o Arsenal. Em caso de empate do Pincha, haverá uma partida extra em caso de vitória do Vélez.
Prováveis formações
ESTUDIANTES (1º) Agustín Orion; Federico Fernández, Leandro Desábato e Germán Ré; Gabriel Mercado, Rodrigo Braña, Juan Sebastián Verón, Marcos Rojo e Enzo Pérez, Leandro Benítez e Gastón Fernández. Técnico: Alejandro Sabella.
ARSENAL (3º) Cristian Campestrini; Hugo Nervo, Lisandro López, Pablo Aguilar, Damián Pérez; Adrián González, Jorge Ortiz, Iván Marcone, Claudio Mosca; Andrés Franzoia y Mauro Obolo. Técnico: Gustavo Alfaro.
Estádio: Centenário de Quilmes
Árbitro: Pablo Lunati.
Horário: 19h (de Brasília)
RACING (4º) Jorge De Olivera; Iván Pillud, Matías Martínez, Lucas Aveldaño e Matías Cahais; Patricio Toranzo, Sebastián Mayorga, José Luis Fernandez e Giovanni Moreno; Gabriel Hauche e Claudio Bieler. Técnico: Miguel Angel Russo.
VÉLEZ (2º) Marcelo Barovero; Fabián Cubero, Sebastián Domínguez, Fernando Ortiz e Emiliano Papa; Gastón Díaz, Leandro Somoza, Víctor Zapata e Maximiliano Moralez; Juan Manuel Martínez e Santiago Silva. Técnico: Ricardo Gareca.
Estádio: Cilindro de Avelleneda
Árbitro: Sergio Pezzotta
Horário: 19h (de Brasília)
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.