Arquivo

Briga pelo terceiro lugar pode definir o campeão argentino

Após cinco meses, algumas pausas e muitas surpresas, finalmente será definido o segundo campeão argentino do ano. Os jogadores de Estudiantes LP e Vélez Sarsfield entrarão em campo às 19h, onde terão pela frente um desafio de levar o time a glórias.  Mas, Arsenal de Sarandí e Racing, rivais dos lideres, respectivamente, não querem abrir mão de estarem entre os três melhores times da temporada.

O Arsenal esteve na briga pelo título até as últimas rodadas, mas acabou tropeçando nas próprias pernas devido as derrotas e empates entre a 12º e 15º rodadas. Hoje, só um empate pode sacramentar a terceira colocação no Apertura deste ano após uma temporada 2009/10 fraca. Prova de que o clube terá um fôlego a mais é a mala branca enviada ao clube pelo Vélez, algo confessado por Lisandro López no decorrer da semana.

Já o Racing começou mal, tropeçou por inúmeras vezes, mas finalmente se mostrou vivo até o fim. Se não fosse por atuações medíocres contra os fracos San Lorenzo, Olimpo, Tigre e Colón, além de uma derrota para o Independiente (que jogou o Apertura totalmente baqueado e com a mente na Sul-Americana), a Academia não só estaria brigando pelo título, como também poderia estar com uma vaga para a Libertadores (acabou de perder para o arquirrival Independiente, que venceu a Sul-Americana e ficou com o Argentina 5).

Para ficar com a terceira colocação, o Racing teria de vencer o Vélez Sarsfield, e o Arsenal ser derrotado pelo Estudiantes, o que seria uma coração ao Pincha pela bela campanha no Apertura apesar das várias lesões que atormentaram o time. Em caso de derrota para o time de Liniers, o time pode terminar em quinto em caso de vitórias do River ou Lanús, que se enfrentam amanhã, às 18h. Além disso, pode abrir uma chance ao Vélez de conquistar o título. Para isso, teria de torcer para que o Arsenal vença ou empate com o Estudiantes (o que sacramentaria o terceiro posto ao time do Sul de Buenos Aires).

O título argentino, todavia, pode ser decidido no meio da próxima semana. Se o Arsenal empatar e o Vélez vencer (o Arsenal ficaria com o terceiro posto na classificação), uma partida extra entre Vélez-Estudiantes acontecerá em um estádio neutro a ser escolhido pela AFA (especula-se que seja o Libertadores da América ou o Cilindro, ambos de Avellaneda, ou a Bombonera e o Monumental de Núñez). O fato é que, quem decidirá isso, será justamente o terceiro colocado do Apertura.

Para ser campeão, preciso:

Estudiantes: Vencer o Arsenal. Em caso de empate ou derrota, torcer para que o Vélez não vença
Vélez: Vencer o Racing e torcer para que o Estudiantes perca para o Arsenal. Em caso de empate do Pincha, haverá uma partida extra em caso de vitória do Vélez.

Prováveis formações

ESTUDIANTES (1º) Agustín Orion; Federico Fernández, Leandro Desábato e Germán Ré; Gabriel Mercado, Rodrigo Braña, Juan Sebastián Verón, Marcos Rojo e Enzo Pérez, Leandro Benítez e Gastón Fernández. Técnico: Alejandro Sabella.

ARSENAL (3º) Cristian Campestrini; Hugo Nervo, Lisandro López, Pablo Aguilar, Damián Pérez; Adrián González, Jorge Ortiz, Iván Marcone, Claudio Mosca; Andrés Franzoia y Mauro Obolo. Técnico: Gustavo Alfaro.

Estádio: Centenário de Quilmes
Árbitro: Pablo Lunati.
Horário: 19h (de Brasília)

RACING (4º) Jorge De Olivera; Iván Pillud, Matías Martínez, Lucas Aveldaño e Matías Cahais; Patricio Toranzo, Sebastián Mayorga, José Luis Fernandez e Giovanni Moreno; Gabriel Hauche e Claudio Bieler. Técnico: Miguel Angel Russo.

VÉLEZ (2º) Marcelo Barovero; Fabián Cubero, Sebastián Domínguez, Fernando Ortiz e Emiliano Papa; Gastón Díaz, Leandro Somoza, Víctor Zapata e Maximiliano Moralez; Juan Manuel Martínez e Santiago Silva. Técnico: Ricardo Gareca.

Estádio: Cilindro de Avelleneda
Árbitro: Sergio Pezzotta
Horário: 19h (de Brasília)

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.