Depois de Dario Conca e Walter Montillo, chegou a vez de Dario Bottinelli. O Flamengo anunciou a contratação do enganche argentino, que atuava pela Universidad Catolica do Chile, onde acaba de se sagrar campeão nacional. Conheça aqui o jogador, que chega com a missão de ajudar o clube mais popular do país a ter um bom desempenho em 2011.
Tal como Walter Montillo, Bottinelli foi revelado pelas categorias de base do San Lorenzo. E assim como Montillo e Conca, a despeito de ser tido como promissor, o jogador nunca teve muitas oportunidades no clube que o revelou. Após amargar a reserva do Ciclón por dois anos, e uma passagem relâmpago sem qualquer sucesso pelo Racing, Bottinelli chegou à Universidad Catolica, aos 21 anos de idade.
Como Conca e Montillo, Bottinelli aproveitou muito bem sua passagem pelo Chile. Em um país onde há menos concorrência e mais paciência que em sua Argentina natal, o talento do jogador finalmente desabrochou. Seu sucesso foi tamanho que se converteu no maior ídolo de sua equipe, e apenas seis meses depois, na metade de 2008, foi adquirido pelo Atlas, do México.
Botinelli teve boa passagem pelo México, mas seu sucesso no Chile fez com que o assédio dos clubes daquele país acabasse logrando êxito. Recebeu propostas dos principais clubes do país, e escolheu ignorar Colo-Colo e Universidad do Chile para voltar à Universidad Catolica em meados de 2010.
A torcida do clube, acostumada a idolatrá-lo, o recebeu de braços abertos. E El Pollo foi a peça que faltava para o clube. Ainda que demorando um pouco a entrar em forma, foi essencial para que sua equipe conquistasse o título nacional de 2010.
Bottinelli possui os requisitos necessários para fazer sucesso no Brasil. É habilidoso, possui um pé direito capaz de colocar a bola onde quer e apresenta-se para o jogo. Gosta de armar a equipe mas também faz seus gols. É mortal na bola parada, e pode atuar tanto como enganche típico como pelo lado do meio de campo.
Em suma, tem toda a condição de repetir, e até ultrapassar, os feitos de Conca e Montillo. O fato de não ter sido bem sucedido em seu país não o descredencia. Os argentinos foram levados, graças ao sistema de torneios curtos, a ter muito pouca paciência com jovens, já que os resultados têm de vir imediatamente.
Assim como os compatriotas que fizeram a alegria dos torcedores de Cruzeiro e Fluminense, El Pollo aproveitou o tempo fora de seu país para amadurecer, e chega ao Brasil prestes a completar 24 anos. Pode dar muito à sua equipe. Dependendo das circunstâncias, pode dar certo ou não. Mas tem todas as condições para repetir o sucesso de seus compatriotas por aqui
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.