Arquivo

Borghi x Bielsa: um troca-troca?

Nos últimos dias tem sido fartamente comentada a possível saída de Marcelo Bielsa da seleção chilena. A causa principal seria a provável derrota do presidente da federação nas eleições a serem realizadas nesta semana. Mas muitos garantem que por trás dessa possível saída há o dedo do Boca Juniors, que estaria disposto a trazer El Loco para o lugar de Claudio Borghi.

Por outro lado, surgiu com força a idéia de que o substituto de Bielsa na seleção chilena poderia ser o próprio Borghi. Afinal, El Bichi possui vínculos profundos com o país vizinho. Atuou como jogador em vários clubes chilenos, e lá iniciou sua carreira de treinador, que foi alavancada pelos anos de sucesso no Colo-Colo. Ao todo, viveu mais de dez anos no país, com o qual sente grande identificação.

Mais que isso, Borghi é adepto do futebol ofensivo e do sistema com apenas 3 defensores, exatamente como Bielsa, o que tornaria a transição menos complicada e manteria a filosofia de jogo implantada por El Loco nos últimos anos.

Argumentos para a troca entre os treinadores não faltam. Mas não é demais lembrar que não há nenhuma palavra oficial sobre o assunto. Até agora são apenas rumores e conjecturas. Nos próximos dias deverá ficar claro se acertadas ou não.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 17 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.