O momento ruim dos dois principais times da Argentina parece estar chegando ao fim. Isso porque nas duas últimas rodadas, Boca Juniors e River Plate venceram suas partidas pelo Clausura 2011. Considerando toda a força histórica das duas equipes, isso pode não parecer grande coisa. Mas tendo a vista a história recente dos clubes, trata-se de algo novo. Afinal, isso não acontecia desde a reta final do Clausura 2008.
A estatística pode até parecer um pouco exagerada. Mas, foi naquele ano que os grandes conseguiram terminar entre os dois melhores times do campeonato. Desde então, o River terminou na lanterna em um torneio e começou a se preocupar com a zona de rebaixamento. Pelo lado do Boca o drama não é diferente. Desde aquele ano, o time não terminou um torneio sequer entre os dez melhores e está prestes a viver uma luta contra os promedios a partir do segundo semestre.
E o despertar dos gigantes já pode ser verificado já neste torneio. Hoje o River, apesar de não empolgar o seu torcedor é um dos lideres do campeonato, ao lado do Estudiantes e conta com um time solido e às vezes muito pragmático, mas que sempre obtém os resultados necessários. E o Boca Juniors, apesar da 15ª colocação, está a apenas cinco pontos dos lideres do Clausura e tem um Riquelme voltando a jogar bem, mesmo o time não tendo uma defesa confiável.
E por isso, tal estatística chega a ser relevante para os poderosos da região portenha. Afinal, foram três vitórias da dupla em oito rodadas, 37,5% do total. Média equivalente ao melhor retrospecto dos clubes, entre as temporadas 1998/99 e 2003/04. Nessas seis temporadas, houve 216 rodadas em que era possível que ambos vencessem na mesma rodada. Isso ocorreu em um total de 84 oportunidades, ou 38,8%. Para medir um parâmetro, no último torneio, em apenas uma rodada (a 6ª) os dois gigantes argentinos venceram seus jogos. E no Clausura 2009, não houve vitória simultânea dos grandes numa mesma rodada. Na atual situação, essa é a terceira vez que isso acontece (também ocorreu na 2ª rodada).
Ambos ainda estão um tanto longe do recorde absoluto, estabelecido no Apertura 1997 e repetido no Clausura 2003, quando em dez rodadas das dezessete possíveis Boca e River venceram ao mesmo tempo (58%). O Clausura 2003 possui ainda o recorde de cinco rodadas seguidas com vitórias dos dois gigantes (3ª à 7ª).
Ou seja: ainda que o futebol apresentado atualmente por Boca e River não sejam dos melhores, talvez seja possível esperar que finalmente, depois de três anos, as duas equipes voltem a ser o que sempre foram: os dois gigantes do futebol argentino. Ao menos no campo das estatísticas isso não parece tão distante. Resta aguardar para conferir se se trata de uma mudança de panorama ou apenas uma coincidência estatística.
Colaborou Tiago de Melo Gomes
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
é isso que eu quero: a volta dos gigantes. quer dizer.. apenas um deles. (rs)
avante river... que venha o Gimnasia!