A briga de ontem em La Paternal gerou os esperados comentários anti-argentinos na imprensa brasileira, como se Avaí e Botafogo não houvessem protagonizado cenas semelhantes no mesmo dia. Mas além de lastimar a ridícula postura da nossa imprensa, fiz um balanço de como os argentinos contaram a história. O resultado é surpreendente.
Nos grandes sites prevalecia o sentimento de vergonha. Todos reconheceram que as eventuais provocações dos jogadores tricolores não justificavam de forma alguma o que aconteceu. O Olé, visto por muitos brasileiros como um órgão oficial de ódio ao nosso país, publicou hoje o seguinte trecho: “bastou uma gozação, uma palavra a mais, daquelas que nunca faltam, e a despedida do Argentinos Jrs. foi um papelão maiúsculo, um vexame”. Seu concorrente principal, o Canchallena, foi pela mesma linha, lamentando que a incapacidade do Bicho de perder lealmente tenha estragado uma partida sensacional. Os dois grandes sites argentinos pediram por punições duras ao clube de La Paternal.
Os sites especializados no clube, que assumem o ponto de vista do torcedor do Bicho, seguiram a mesma linha. Para o Argentinos de Primera, “os incidentes do final foram uma lástima”, ainda que sem aprofundar o assunto. Mais duro foi o site Pasión Paternal, que estampou a manchete “um final bem argentino”. A matéria se abria dizendo: “tal como acontece às vezes quando uma equipe de nosso país é eliminada, os jogadores do Argentinos reagiram a uma gozação, e isso deu início a um vexaminoso encerramento da participação do Bicho na Libertadores”. O mesmo site resumiu o sentimento geral: “Foi um final típico de eliminação de equipe argentina da Libertadores, principalmente quando é causada por brasileiros, que têm o mau costume de gozar os derrotados”.
Não que a imprensa argentina seja livre de tolices nacionalistas, muito pelo contrário. Mas essa cobertura foi bastante fiel ao que se viu. Os vizinhos lamentaram as gozações tricolores, mas consideraram intolerável a reação dos jogadores do Bicho. Simples assim. Sem necessidade de defender o indefensável, e sem elaborar teorias pretensiosas e vazias sobre outro país baseado em vagas impressões e estereótipos. Um dia veremos isso por aqui?
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
ridiculo...ano passado o estudiantes perdeu pro COLORADO e fez um papelão...primeiro é o seguinte, time que quer mandar jogo em um xiqueiro como quilmes ou la patrenal, tem que jogar campeonato amador mesmo...lixo
Não,nunca veremos isso por aqui,pq brasileiro é sub-humano e sub-desenvolvido,de modo geral.
PS: Internacional?Colorado?Quem?Depois de comparar os títulos deles com os do Estudiantes,o Inter ficou tão pequeno,que nem sei mais que timeco é esse.
Comparar títulos ?? desde quando um clube é grande por títulos?? Não conhece o Internacional ?? não conheces o Grêmio ?? Talvez não conheça Flamengo também... Atlético mineiro??Corinthians?? quem sabe.. Isto se da,talvez, pela tua existência ser em um mundo paralelo. ( vai saber )
Opinaste sobre à arrogância e sub-desenvolvimento Brasileiro, de fato, muitos são assim, não todos, mas tu sem duvida nenhuma é um desses.
Sobre a imprensa Brasileira, nada de novo, os caras acham que o mundo gira em torno deles;. Somos os maiores da América, os mais organizados, temos a melhor seleção e assim por diante, nunca prestaram atenção no futebol dos vizinhos. Preferem copiar os europeus, inclusive na forma de noticiar, como se nós, Brasileiros, meros cidadãos de terceiro mundo, tivéssemos capacidade para isso.
obs: Imprensa, de modo geral, não presta. (minha opinião) Mas a globo e as demais do sudeste brasileiro
conseguem se superar.
Tiago, respondendo sua pergunta no final do texto: Não. A não ser, que ocorra uma revolução dos costumes aqui.
Luan, um conselho para você: Para de ouvir as asneiras que o Thiago Leifert fala.
parem de chutar cachorro morto, o futebol argentino ta mortinho da silva.
O futebol argentino está tão morto que você vem aqui no site ler matérias a respeito e tem como o grande ídolo do seu time um argentino. Isso sem contar que o melhor do Mundo há três anos é Lionel Messi. Realmente, o futebol argentino está morto...
daniel, tu é um ser humano despresível...pra começo de conversa, se tu não conhece o INTER, tu deve torcer pelo time de hoquei na grama feminino da argentina, que sei que é muito bom...mas garanto que essas meninas devem ter um local decente pra mandar os jogos...podem diponibilizar esses xiqueiros fedorentos que chamam de estádio e depois podem fotografar o GIGANTE DA BEIRA RIO a vontade...vai cuidar dos viciados batedores de carteira que tem pelas ruas sujas de buenos aires...raça arina, ser superior...só falta me chamar de macaquito...ridiculo