Arquivo

Blog FP: Procura-se um campeão

Ao fim da última rodada, Estudiantes e River Plate passaram a dividir a liderança do Clausura, com 15 pontos em 8 jogos. São 62,5% de aproveitamento, muito baixo para um líder. Desde que a vitória passou a valer 3 pontos, na temporada 1995/1996, nenhuma equipe se sagrou campeã no país com esse aproveitamento (nesse período, o campeão com pior aproveitamento foi o Newell’s, no Apertura 2004, com 63,15%).

A grande verdade é que uma constatação se impõe: ainda não apareceu uma equipe sólida o suficiente para ser apontada como candidata ao título. O Estudiantes, último campeão, entrou no torneio sob a dúvida da mudança de treinador. Chegou à liderança, mas ainda não convenceu ninguém. O Vélez, a outra grande equipe do último torneio, começou mal, e ainda não encontrou sua equipe ideal, ainda que tenha vencido as últimas partidas. River Plate tem conseguido somar pontos, mas não encanta ninguém e ainda tem de pensar prioritariamente no rebaixamento.

Depois de alguns jogos, o Racing parecia candidato a quebrar seus 10 anos de jejum, graças a seu envolvente ataque, mas as últimas partidas foram desapontadoras. San Lorenzo e Lanus, que também pareceram a princípio serem candidatos ao título, também perderam o encanto após alguns momentos de brilho. Olimpo, que alcançou fugazmente a liderança, já está de volta à zona de promocón, enquanto o Boca nada mais é do que uma grande incógnita. O Argentinos Jrs., único invicto até o momento, ainda não demonstrou se tem forças para lutar pela ponta da tabela.

Definitivamente ainda não apareceu a equipe que possa ser vista como candidata séria ao título. Assim, ainda que estejamos nos aproximando da metade da competição, está difícil palpitar sobre os possíveis candidatos a conquistar o atual torneio semestral. A Argentina está em busca de um campeão, e até agora não o encontrou.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.