Arquivo

Blog FP: poucas novidades na primeira rodada

Quem viu todos os jogos da primeira rodada do Clausura pôde constatar: a maioria das equipes entrou em 2011 como terminou 2010. As novidades se concentraram em duas partidas: Boca Jrs. X Godoy Cruz e San Lorenzo X Gimnasia La Plata.

Com importantes novidades na formação e esquema tático e uma ótima campanha nos amistosos de verão, o Boca Juniors era a grande expectativa da primeira rodada. Mas ficou claro que a equipe ainda tem muito o que acertar. Com Somoza atuando como volante central, Battaglia e Erviti pareceram desconfortáveis no papel de volantes laterais, indecisos entre a cobertura dos laterais e a subida ao ataque.

Com a atuação medíocre dos dois laterais, a equipe acabou por se mostrar presa fácil dos contra-ataques da equipe de Mendoza, que explorou com facilidade os lados do campo e contou com a terrível jornada de Javier Garcia para impor uma goleada histórica em plena Bombonera

Ao fim, o meio campo, onde Falcioni concentrou todos os seus esforços, não teve sucesso nem na proteção à zaga, nem na armação de jogadas ofensivas. Uma boa notícia é que ajustes de posicionamento podem corrigir os problemas. Outra é que Riquelme teve boa atuação.

Quanto ao Godoy Cruz, foi a grande surpresa da rodada. Após perder jogadores importantes (incluindo todo o setor ofensivo e sua grande estrela, David Ramirez) e o treinador que tirou a equipe da disputa do rebaixamento e o colocou na Libertadores, a equipe era dada como carta fora do baralho para qualquer campeonato em 2011. Mas ao menos na estréia mostrou que ainda é competitiva. Longe do futebol vistoso dos tempos em que era treinada por Turco Asad, o Tomba versão 2011 mostrou um poder letal nos contra-ataques.

Outra equipe sobre a qual repousam dúvidas é o San Lorenzo. A equipe começou bem o Apertura, chegando a lutar pela liderança. Mas se perdeu por conflitos internos e amargou uma péssima segunda metade do torneio. Ramon Diaz dispensou os atletas com os quais tinha divergências, trouxe o ótimo volante Ortigoza, e já em sua estréia a equipe mostrou um futebol bastante sólido. Se o empate em casa não foi bom para a classificação, o futebol apresentado deu esperanças aos torcedores do Ciclón. Principalmente porque além da ótima estréia de Ortigoza, o atacante paraguaio Velazquez também mostrou bom futebol em sua primeira partida no campeonato.

Outra grande expectativa era a estréia do Gimnasia La Plata, que trouxe nomes de peso para tentar escapar da Promoción. O maior deles, Guillermo Schelloto, ficou isolado pela esquerda e pouco apareceu, mas chegou às manchetes por cavar o penalti que deu o empate ao Lobo. Melhor atuação teve Cesar “Maestrico” Gonzalez, que transformou o lado direito tripeiro em sua melhor opção ofensiva na estréia. Quanto ao treinador Angel Cappa, por certo ainda não encontrou o melhor sistema ofensivo para sua equipe, que pouco incomodou a boa defesa do San Lorenzo. Don Angel precisará trabalhar bastante para fazer com que Mellizo e Maestrico rendam o máximo para tentar salvar o Lobo da degola.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 8 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.