Blog FP: Argentinos Jrs e Estudiantes LP invertem os papéis na Libertadores
Quem poderia imaginar que nesta altura da Copa da Libertadores da América o melhor time argentino seria o Argentinos Juniors. Mais do que isso: Quem em sã consciência, mesmo com a saída de Alejandro Sabella, acreditaria que hoje, o Estudiantes LP, atual campeão argentino, estaria penando em seu grupo, onde muitos questionam a sua classificação?
O fato é que até ontem, antes da derrota do Godoy Cruz para o Peñarol, o Estudiantes era o pior time argentino na competição. Na verdade ainda é, até por conta da goleada sofrida para o Cruzeiro na estréia da competição.
Enquanto isso, o Argentinos Juniors, tido como o time mais fraco dos argentinos na competição por muitos (me incluo nesta lista) hoje é o clube que mais pontuou na competição, ao lado do Cruzeiro. E não nos esqueçamos de Vélez e Independiente, que não merecem uma analise mais profunda porque jogaram apenas uma partida até então (entram em campo nesta quinta em busca dos 100% de aproveitamento).
Incrivelmente, o Estudiantes LP com o Eduardo Berizzo é outro. No treino de hoje, nas vésperas do clássico de La Plata, o que não faltou foram mudanças. E imaginar que o esquema de jogo dos anos anteriores, que era uma luva na mão de Sabella, hoje é uma mãe para os adversários. Pensar que o Banfield, que há muito tempo não vencia, conseguiu quebrar tal jejum ante o Estudiantes no Estádio Único de La Plata. E lembremos: não estou citando um time qualquer. Estou falando do atual campeão argentino.
Já o Argentinos Jrs, que também foi campeão no ano passado (primeiro semestre, no Torneio Clausura) faz uma boa fase graças a má fase dos demais times de seu grupo. O Nacional vem de má fase no campeonato uruguaio, o Fluminense sequer passou pelo frágil Boavista nas semifinais da Taça Guanabara e o América do México que só venceu jogos em casa por conta da ‘temível’ altitude, que sempre entre em questão antes mesmo da partida e das condições climáticas (imagina se tivéssemos jogo na neve, como tem na Europa), já que vem mau no campeonato nacional.
Digo isso porque o time joga apenas nos contragolpes e nas bolas alçadas na área e no erro do adversário. Até parece um tal de… Estudiantes LP. Coisas do destino. Coisas do Futebol