Mesmo entre os brasileiros que mais têm resistência à Argentina e ao seu futebol, uma enorme admiração é destinada aos torcedores do país vizinho. Os hinchas argentinos são vistos como fanáticos, capazes de fazerem festa e apoiar seu clube independente de o time estar bem ou mal.
Tudo isso é verdade. E há muito mais coisas boas ainda. Um exemplo, os charmosos estádios dos pequenos clubes portenhos, fora do circuito Bombonera-Monumental, com suas pequenas e vibrantes torcidas.
Mas infelizmente nem tudo são flores nas arquibancadas argentinas. Muitos dos problemas tão familiares aos arquibaldos brasileiros também existem por lá. E pra piorar há os barra-bravas. Se você conhece as organizadas daqui, não tem idéia do que acontece por lá. São muito mais violentos, com a vantagem extra de serem protegidos pelas autoridades. Aqui existe a impunidade, finge-se que o problema não existe. Lá eles são amigos do poder. Não apenas dos poderosos do futebol, mas da política também.
Leia Mais
Confusão e morte entre torcedores suspende Vélez e San Lorenzo
[Vídeos]: Violência volta a manchar o futebol argentino
Em 3 anos, duas mortes marcaram duelo entre Vélez e San Lorenzo
Dirigentes de Vélez e San Lorenzo lamentam confusão em Liniers
O resultado é que os argentinos ainda não conseguiram sair do estágio em que a violência acontece dentro do estádio e nas redondezas. Os organizados são violentíssimos, fazem o que querem, e a polícia é tão despreparada quanto a nossa: sua única arma é bater, inclusive em inocentes. O resultado é um nível de tensão que resulta em coisas aberrantes. Um exemplo: excetuando-se a primeira divisão, os outros jogos não têm torcida visitante. É um atestado que as autoridades assinam: não conseguimos lidar com o problema.
Hoje esse quadro fez uma vítima a mais: um torcedor do San Lorenzo morreu, assassinado pela polícia, no campo do Velez. Pense você: nos últimos 5 confrontos ente as duas equipes, é a segunda pessoa que morre. Torcedores violentos, protegidos por autoridades que gostam de seu apoio e polícia despreparada. O resultado não poderia ser outro.
E o pior de tudo: nessas ocasiões a mídia faz alarde, as autoridades prometem melhoras. Pouco depois a vida segue como sempre. Os barra-bravas continuarão amigos de políticos e dirigentes, a maior parte da mídia esquecerá o assunto, e a AFA continuará agindo como se nada disso fosse problema dela. E a insegurança continuará a mesma.
Texto originalmente publicado no blog 171 na lata
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
show de bola essa página,,minha namorada é argentina,e esse site é de fundamental imporância pra nós,.sou apaixonado por futebol argentino,gosto de ver esses jogos com torcida apaixonada e jogadores que dão o sangue pelo seu clube,cada jogo representa uma batalia.;;.show de bola mesmo;,,;