Desde 1980, quando Alfredo Di Stefano levou o Valência ao título da antiga Recopa, um treinador argentino não é campeão de algum dos torneios continentais europeus. Mas a seca chegará ao fim, já que a final da Liga Europa será disputada entre duas equipes treinadas por argentinos: o Atlético Madrid, treinado por Diego “Cholo” Simeone enfrentará o Athletic Bilbao de Marcelo “Loco” Bielsa.
O confronto entre argentinos numa final européia era esperado e até desejado. Mas o que se imaginava era outra coisa: Messi e Mascherano enfrentando Higuaín e Di Maria numa final entre Barcelona e Real Madrid na Champions. No entanto, o encontro será outro, entre treinadores que se conhecem há muito tempo. Afinal, Simeone era titular da seleção argentina no Mundial de 2002, quando a albiceleste era treinada exatamente por Bielsa.
El Cholo se referiu precisamente a isso em suas declarações: “É muito bonito. Sinto uma grande admiração por Marcelo, respeito muito Cláudio (Vivas, ajudante de Bielsa) e todos os que trabalham muito bem em Bilbao. Chegaram à final da Copa do Rei e agora a esta… é maravilhoso o que estão fazendo. Será uma final entre amigos. Mas ambos os lados com a esperança de vencer”.
A final premia dois treinadores controvertidos, com métodos muito distintos. Bielsa fez escola em seu país natal priorizando a marcação por pressão, a velocidade, o jogo envolvente. Após ganhar títulos por Newell’s e Vélez treinou as seleções argentina e chilena antes de chegar a Bilbao. Ao que se comenta, teria recusado uma proposta da Internazionale por acreditar que no clube basco teria melhores condições de trabalho.
Simeone tem outro estilo. É mestre em armar sistemas defensivos muito sólidos e prefere o contra-ataque. Em termos de estilo de jogo está mais para Carlos Bilardo que para Marcelo Bielsa. Logo após encerrar a carreira de jogador conquistou seu primeiro título na nova função, o Apertura 2006 pelo Estudiantes. Venceu ainda o Clausura 2008 pelo River Plate, o último título do gigante argentino. Depois de salvar o Catania do descenso e abandonar o Racing, por achar que não teria condições de trabalho adequadas, assumiu o Atletico no meio da temporada. Transformou uma equipe vacilante em um time confiável e quer conquistar o maior título de sua carreira como treinador.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
Será um confronto de estilos muito interessantes, contraponto que fazem as duas equipes competitivas, creio que será um jogo mais interessante que Bayern X Chelsea...