Berizzo: Estudiantes não pode apenas se defender
Na coletiva que deu aos jornalistas nesta segunda-feira, o treinador do Estudiantes, Eduardo Berizzo, falou sobre como pretende colocar sua equipe em campo em sua primeira partida internacional como treinador principal. E garantiu: não jogará na retranca.
As palavras do treinador indicam que o Estudiantes deve mostrar muitas preocupações defensivas, mas buscando o contra-ataque sempre que possível: “Não se pode jogar defendendo durante toda a partida, mas é preciso ir rápido da defesa ao ataque e do ataque à defesa, principalmente jogando no Brasil. É impossível se sustentar na partida só se defendendo”.
Sobre a equipe cruzeirense, El Toto afirmou ser uma grande equipe, e que buscará fortalecer as laterais de seu time, pois a seu ver, essa é a chave para conter o ataque celeste. Mas disse não acreditar que as reduzidas dimensões da Arena do Jacará irão facilitar o trabalho de sua equipe: para ele, o Estudiantes já demonstrou que pode vencer em qualquer cancha, até por ter vencido o mesmo Cruzeiro no Mineirão, de dimensões mais amplas.
Berizzo também falou sobre uma questão que é discutida por toda a crítica especializada na Argentina. Cria de Marcelo Bielsa, Berizzo certamente fará alterações no sistema que herdou de Alejandro Sabella. Como fazer isso sem desestruturar uma equipe vitoriosa? A declaração de Toto deixa claro que essas mudanças acontecerão, mas com cautela:
“A transição deve ser gradual, sem provocar nenhuma quebra. É preciso encontrar o momento e a forma de transição de um esquema a outro. Se isso acontecer, será feito com calma”, disse Berizzo.