Primeira Divisão

Belgrano vence o Boca e o deixa mais longe da liderança no Inicial

Por alguns instantes, o Boca Juniors se esqueceu de todos os seus problemas e aproveitava a 1ª colocação do Torneo Inicial ao lado do rival Racing, então líder. Tal felicidade não durou nem 20 minutos, pois o Belgrano soube se impor diante da torcida, em Córdoba. Os locais viraram um jogo difícil com autoridade pelo placar de 3 x 1, e tomaram o lugar dos adversários na escolta do topo na tabela.

Neste momento, os Piratas ocupam a 3ª posição, com 19 unidades, uma a menos que La Academia na 2ª, e  três menos que o líder Newell’s Old Boys. Por sua vez, com 17 pontos, os Xeneizes já começam a perder os punteros de vista, igualados ao Vélez Sarsfield na 5ª colocação.

Para a equipe de Falcioni, foi a terceira rodada seguida sem vitória, um resultado que não parecia provável no início. Os visitantes tinham mais atitude ofensiva que os locais, e foram recompensados cedo graças ao instinto artilheiro de Santiago Silva. El Tanque recebeu a bola cara a cara com o goleiro Olave, em posição legal, e só empurrou pras redes: 0 x 1, aos três minutos do primeiro tempo.

O Boca continuou com mais posse de bola e ímpeto de ataque, mas conforme chegava a chuva, vinha também a melhora de rendimento do Belgrano de Ricardo Zielinski. Principalmente depois do tiro livre que gerou o empate. Velázquez cobrou falta, e o zagueiro Rodríguez anotou o primeiro gol a favor depois de dois gols contra: 1 x 1, aos 22 minutos.

No entanto, só após o intervalo que a situação virou de vez, junto do placar. Victor Aquino iniciou ótima jogada individual pela esquerda, mas o chute dele foi barrado por Orión. Nada a temer para a torcida local, pois ele mesmo se apresentou para o rebote e conquistou a virada: 2 x 1, no primeiro minuto do segundo tempo.

A reação pirata destruiu o espírito xeneize em campo. Chávez e seus companheiros de meio-campo perderam as ideias e caiam fácil na marcação do time cordobês. Para criar ainda mais problemas, Falcioni ainda perdeu o zagueiro Cellay, expulso depois de uma falta dura em Velázquez. Um minuto depois, Melano aproveitou o espaço extra na zaga adversária, e serviu Farré na pequena área: 3 x 1, aos 25 do segundo tempo, placar final.

Sorte para o Boca que o Inicial só volta daqui a duas semanas, devido a rodada dupla das Eliminatórias para a Copa-2014. Um tempo para amenizar a crise, além de recuperar a moral e o estado físico dos atletas.

BELGRANO: Olave; Turus, Aveldaño, Rodríguez e Quiroga; Farré, Pittinari (Zapata), González e Velázquez (Márquez); Melano (Pereyra) e Aquino.

BOCA JUNIORS: Orion, Albín (Cellay), Schiavi, Burdisso e Sánchez Miño; Ledesma, Somoza, Erviti e Chávez (Paredes), Viatri (Gaona Lugo) e Santiago Silva.

Próximos confrontos: Boca x Independiente; All Boys x Belgrano.

Rodrigo Vasconcelos

Rodrigo Vasconcelos entrou para o site Futebol Portenho no início de julho 2009. Nascido em Buenos Aires e torcedor do Boca Juniors, acompanha o futebol argentino desde o fim da década passada, e escreve regularmente sobre o Apertura, o Clausura e a seleção albiceleste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.